Com o objetivo de ampliar o quadro de docentes, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, nomeou neste mês de agosto 53 professores efetivos. Os docentes irão atuar em todos os cursos da universidade.
Além dos novos professores nomeados, o reitor autorizou, ainda, o lançamento de Edital para seleção de outros 49 docentes efetivos. A previsão é de que o documento seja divulgado ainda esta semana.
De acordo com o reitor, o grande número de contratações que a UFPI vem realizando nos últimos meses se deve à preocupação em repor o quadro de funcionários da Insitutição, que tem sofrido reduções por conta de transferências e aposentadorias, principalmente de professores. "O objetivo é que tenhamos um quadro de docentes que realmente atenda as demandas de todos os cursos", disse o Reitor.
Desde que a atual gestão assumiu a administração superior da UFPI, em novembro de 2012, foram nomeados 70 novos professores para a instituição. Atualmente, a universidade conta com um quadro de mais de 1.400 docentes, dentre especialistas, mestres e doutores, atuando nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.
Segundo José Arimatéia, além da contratação de professores, a universidade tem investido na formação desses docentes. "Precisamos aumentar o número de doutores na instituição. Do total de 1,4 mil professores, menos de 50% tem o título de doutor. Para tanto, estamos incentivando a qualificação por meio de projetos de Doutorado Interinstitucional (Dinter), que permitem a qualificação de um número maior de professores, ao mesmo tempo. No entanto, não deixamos de apoiar o afastamento individual de docentes para pós-graduações em outras instituições", declarou o Reitor.
Com a nomeação dos novos docentes e a autorização do lançamento do Edital para contratação de mais professores, a UFPI soma 102 vagas para professores efetivos, em todas as áreas, alcançando este número a média de 10 docentes por Centro/Campi.
Além dos certames para contratação de novos professores, a UFPI está com Editais abertos para seleção de 51 servidores técnico-administrativos em Educação e 50 vagas para remoção interna de técnico-administrativos.
"Fico feliz em possibilitar a recomposição do quadro de docentes da instituição. É um trabalho que estamos realizando junto ao Ministério da Educação (MEC) para conseguir essa liberação de vagas, com a finalidade de atender as demandas dos cursos para que, em um breve espaço de tempo, não tenhamos déficit de professor em nenhum curso da nossa instituição", finalizou o Reitor