Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão Direito e Cidadania inicia hoje (01) o curso "Envelhecimento e cuidados à pessoa idosa na sociedade contemporânea"
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão Direito e Cidadania inicia hoje (01) o curso "Envelhecimento e cuidados à pessoa idosa na sociedade contemporânea"

Imprimir
Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 10h06

banner de divulgação20201001100146


O curso "Envelhecimento e cuidados à pessoa idosa na sociedade contemporânea" tem como objetivo socializar e discutir estudos relacionados ao cuidado com a pessoa idosa no contexto atual, destacando tanto os aspectos conceituais e dimensões do cuidado como também os papéis dos diferentes atores e instâncias responsáveis pela sua garantia.

A aula inaugural será realizada hoje, dia 01/10, no Dia Internacional do Idoso. Terá como tema “O cuidado como realidade heterogênea: abordagem dos aspectos sociais, econômicos, culturais e psicológicos” e será proferida pelas professoras Maria D’Alva Macedo Ferreira e Maria do Rosário de Fátima e Silva (DSS/PPGPP/PTIA/UFPI).

De acordo com a Profa. Maria D’Alva Macedo “a perspectiva do cuidado com a pessoa idosa abrange as múltiplas dimensões da vida social, cultural, política e econômica. Tratarmos a pessoa em sua idade mais avançada da vida exige respeito e dignidade compreendendo-a como capaz de apreender sua realidade e contribuir com base em seus processos de historicidade e experiências de vida”, diz.

A Profa. Maria do Rosário ressalta ainda que “discutir sobre o cuidado à pessoa idosa supõe necessariamente, tratar o tema na sua multidimensionalidade, o que envolve compreender as necessidades dos idosos considerando os aspectos da sua condição social e econômica, a sua cultura, a sua religiosidade e os seus saberes, enfim a sua subjetividade”, coloca a professora.

O curso terá uma carga horária de 20h, acontecerá no período de 01/10/2020 a 29/10/2020, às quintas-feiras de 18:30 às 21:00h pela plataforma google meet e será desenvolvido em cinco módulos.

A proposta é uma das ações do Projeto Direito e Cidadania, coordenado pelas Maria D’Alva Macedo Ferreira e Maria do Rosário de Fátima e Silva (DSS/PPGPP/PTIA/UFPI) e faz parte das atividades alusivas a Semana da Pessoa Idosa que está sendo realizada pelo Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas – PTIA/UFPI. 

Para realizar as inscrições no curso, basta acessar o link: www.sigaa.ufpi.br

Link de acesso à aula inaugural: https://meet.google.com/fmv-zxrz-zmc

Fim do conteúdo da página