Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) publica e-book sobre as realidade dos residentes pedagógicos e as múltiplas metodologias desenvolvidas em sala de aula

Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 18h05

minimalistic-mockup-of-a-paperback-book-on-a-color-surface-33649.png

O ex-bolsista de Residência Pedagógica e atual discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL), Jancen Sérgio Lima de Oliveira, organizou e publicou o livro intitulado “Residência Pedagógica: contratempos e perspectivas no ensino de Língua Portuguesa”. Neste livro, o organizador e os demais autores pretendem aprofundar a percepção acerca do fazer docente, além de entender e discutir sobre o ensino de Língua Portuguesa pela visão de quem saiu recentemente da Academia, isto é, pela visão dos egressos do Programa de Residência Pedagógica (RP).

A RP levou milhares de alunos a terem o primeiro contato, ainda na graduação, com a sala de aula, assumindo o papel de responsável pela ação docente, tendo como auxílio o acompanhamento direto de um docente orientador e de um professor preceptor.

Com a leitura dos capítulos que compõem a obra, os leitores poderão conhecer um pouco do trabalho vivenciado diariamente pelos residentes – para não dizer resistentes – de Língua Portuguesa, de universidades de alguns estados brasileiros. Isso se devo ao fato de tais capítulos evidenciarem as múltiplas possibilidades metodológicas desenvolvidas pelos residentes na sala de aula.

A versão e-book já está disponível para download gratuito no site da Gradus Editora (www.graduseditora.com). Uma cópia da versão física será doada à Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O livro conta com dez capítulos escritos por ex-residentes e preceptores do Programa de Residência Pedagógica da UFPI e Universidade Federal de Tocantins (UFT). A apresentação da obra ficou a cargo da Profa. Ma. Heloíza Ribeiro de Sena Monteiro (DMTE/UFPI), docente orientadora do Programa vinculada ao subprojeto de Letras – Língua Portuguesa.

Clique aqui para fazer download do e-book.

CAPA_RESIDENCIA sem orelha(1).jpg