Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Circuito Cultural encerra programação

Projeto Circuito Cultural encerra programação

Encerrando a programação da segunda edição do Projeto Circuito Cultural, participantes do curso "O Passo", ministrado pelo professor Lucas Ciavatta, colocaram em prática o método aprendido durante o curso.

Para o educador musical, Lucas Ciavatta, ministrar o curso "foi muito gratificante, porque significa uma continuidade, um aprofundamento no método, o que é melhor do que, simplesmente, ter uma vivência como qualquer outra que eles já tiveram. A minha sensação é de que uma semente ficou bem plantada aqui".

Os participantes do curso, acompanhados pelo educador musical, fizeram uma demonstração do método aprendido. Para o estudante de Música da UFPI, Lucas Coimbra, participar do curso foi uma grande oportunidade para os profissionais de música do estado. "Esse novo método vem trazendo uma nova forma de pensar musicalmente e vem conscientizar o que realmente é música. O diferencial desse método é que ele expande o conhecimento de música", afirmou Lucas Coimbra.

Para o corpo docente, o curso foi um aprimoramento das técnicas de ensino. "A vinda do professor Lucas Ciavatta foi muito importante para o nosso departamento, porque ele trata de uma linguagem que é importante, a ferramenta de trabalho de uma forma muito prazerosa, lúdica e todos nós estamos aprendendo muito. É muito bom não só para os discentes, mas também para os docentes, pois ele mostra como é fácil ensinar", afirmou a professora do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA) da UFPI, Alba Cristina.

O Professor Cássio Martins, coordenador do Projeto Circuito Cultural, aponta a vinda do professor Lucas Ciavatta como um grande ganho, pois os participantes tiveram a oportunidade de aprender a técnica direto com o criador. "Foram dois dias muito proveitosos, no sentido de aprender algo novo. Esse evento foi de extrema importância para a formação dos participantes, seja professor, aluno ou profissional da música. Acrescentou, não só em termos de currículo, mas em conhecimento inovador, que vem na perspectiva de inovar e aproximar os educadores da realidade do ensino de música a nível nacional. O método é reconhecido a nível nacional e internacional e eles estão tendo contato com a própria pessoa que desenvolveu o método e não pelos livros. Isso é o mais importante do curso", afirmou Cássio Martins.