Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI
Início do conteúdo da página

PPGEnf lançará e-Book inédito, em versão bilíngue, sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento

Imprimir
Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 16h12

WhatsApp Image 2020 09 21 at 10.31.5720200921104108

A preocupação com o bem-estar dos idosos ganha especial atenção em outubro, já que no primeiro dia do mês celebra-se o Dia Internacional e Nacional do Idoso. Para comemorar a data, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, lançará às 14 horas do dia 01 de outubro, o livro “A Multidimensionalidade do Envelhecimento: conhecer para cuidar. O evento será aberto a todos os públicos, com transmissão simultânea pela plataforma Meet e canal do YouTube da UFPI.  

O E-book é uma produção de  pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área da saúde, especialmente, os de enfermagem, que integram Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI), bem como pesquisadores de outros estados, se propuseram a produzir um livro digital, para divulgar as produções científicas desenvolvidas no âmbito acadêmico da graduação e pós-graduação.

De acordo com a Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Pesquisadora do PPGEnf/CCS/UFPI, O E-book é uma organização de diversos temas relacionados ao envelhecimento, além dos cuidados com a pessoa idosa. Ele foi criado para oportunizar uma leitura ampla e enriquecedora aos pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento e interessados em aprofundar o dialogo do envelhecimento.

“O livro digital é composto por 17 capítulos, com temáticas e teorias que abordam o acelerado envelhecimento populacional e as implicações sanitárias, demográficas, epidemiológicas, sociais, culturais e políticas. Ele está diagramado em folha A3, com orientação em paisagem, o texto dos capítulos será apresentado paralelamente nos dois idiomas, permitindo a leitura rápida, para os leitores bilíngues”, afirma.

Sem título.png

Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Pesquisadora do PPGEnf/CCS/UFPI

A Profa. Dra. Cecília MInayo, pesquisadora FioCruz e autora do prefácio do e-book, destaca que o llivro organizado pela Dra. Livramento tem um significado muito importante, no momento em que o país já conta com mais de 34 milhões de idosos. "A longevidade no país é a grande novidade demográfica deste século, com imensas repercussões para as familias, a sociedade e a economia. Focando a multidimensionalidade do envelhecimento, o livro contribui para pensarmos como podemos atuar para que os idosos saudáveis e ativos continuem assim o mais tempo possível; e para entendermos o cuidado necessário com os que têm menos recursos, condições de vida mais adversas, e particularmente, com os dependentes, ou seja, com os que perderam sua autonomia ou física, ou de movimentos, ou mental", frisa.

Segundo ela, o livro se soma a esforços que a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, pesquisadores, algumas universidades da terceira idade e a sociedade civil estão fazendo para promover a saúde e o bem estar dos idosos. "Sua divulgação deve ser um esforço coordenado da Editora e dos Autores. O fato do livro ser bilingue também facilita que seja lido em qualquer lugar do mundo. Mas é preciso entender que escrever, publicar e conseguir chegar aos leitores requerem ações específicas e eu diria, profissionais", pontua Cecília.

Os capítulos focalizam o processo de envelhecimento na dimensão biológica, psicológica, social e espiritual, destacando a atuação da enfermagem na atenção a pessoa idosa e seus cuidadores.

E-book visa destacar a atuação da enfermagem no cuidado à pessoa idosa e cuidadores

“O livro tem como missão a produção e a difusão de conhecimentos relativos ao processo de envelhecimento humano nas diversas perspectivas, desde abordagens para prevenção, promoção da saúde, rastreio, monitoramento, até a reabilitação de idosos robustos, em risco de vulnerabilidade ou frágeis”, disse Livramento Figueiredo.

O livro será lançado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e foi organizado por Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Cynthia Roberta Dias Torres Silva, Rutielle Ferreria Silva e Sarah Guilia Bandeira Felipe. Além disso, contou com a participação de mais de 50 autores de área multidisciplinar e inter-institucional.

O Prof. Dr. Ricardo Alaggio Ribeiro, Presidente do Conselho Editoral da EDUFPI, pontua que a vontade e dever da Editora é ajudar o professor na dificultosa tarefa de escrever, diagramar, registrar e colocar o livro para um público mais amplo. Ele ainda destaca que o tema é muito interessante, que vem da Enfermagem, mas interessa a todos.

“A Editora aposta nesse tema e nas autoras, além do fato que deve ser pensado que é uma edição bilíngue. O ganho é para a própria comunidade acadêmica da UFPI. A missão da Editora é divulgar o que é pesquisado para o público universitário (piauiense, nacional e internacional), como também um público mais amplo, que estão interessados no tema", salienta Ricardo.

O Diretor da Biblioteca da UFPI, Rigoberto Veloso, reconhece que as informações científicas disponíveis online e com acesso aberto são mais democráticas, já que atendem a uma infinidade de usuários ao mesmo tempo, “ao contrário do livro físico que atende a um usuário por vez. A iniciativa da professora doutora Maria do Livramento é muito louvável ao disponibilizar esta obra em dois idiomas, permitindo a coleta dos dados por bases de dados internacionais e o acesso em escala global”, pontua.

Ele ainda complementa, ao destacar que as bibliotecas, no geral, têm por função organizar a informação e disseminá-la para a sociedade. No caso da Biblioteca Comunitária da UFPI, ela atende esta função e dá apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão. “Em tempos de isolamento social, os conteúdos digitais são fundamentais para suprir as necessidades de informação das pessoas. Portanto, a obra em evidência fará parte do catálogo eletrônico do Sistema de Bibliotecas e estará disponível, podendo o conteúdo ser acessado para leitura e download tanto pela comunidade interna quanto externa à Instituição”, finaliza Rigoberto.

Confira programação.

Fim do conteúdo da página