Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Solenidade de Assinatura do Termo de Outorga a pesquisadores

UFPI realiza Solenidade de Assinatura do Termo de Outorga a pesquisadores

Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 21h52

A Universidade Federal do Piauí realizou na tarde desta quarta-feira (09) a Solenidade de Assinatura dos Termos de Outorga dos pesquisadores contemplados em três ações institucionais no âmbito da pesquisa e da pós-graduação. O evento transmitido ao vivo pela UFPI TV no YouTube foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG).

sdsdsd.PNG

As ações institucionais foram a chamada interna de Projetos de Pesquisa e Inovação para o enfrentamento a COVID-19, o Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu ano 2020 e o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ-UFPI 2020-2021.

No pronunciamento de abertura do evento, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou que durante seu mandato diversas melhorias foram realizadas e novos projetos foram implantados para uma educação pública de qualidade, sobretudo no que se refere a pesquisa. “É um esforço muito grande de toda a equipe da instituição para manter as bolsas de incentivo a pesquisa, bem como estimular nossos pesquisadores a se dedicarem ainda mais. Professor que trabalha além da sala de aula, contribui para o crescimento da universidade que depende da pesquisa e da extensão”, pontua.

fffgdf.PNG

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

A chamada nominal para o edital nº 06/2020/PROPESQI, intitulado “Chamada Interna de Projetos de Pesquisa e Inovação para o enfrentamento a COVID-19” contemplou nove professoras e professores doutores da UFPI lotados em diversos departamentos. De acordo com o depoimento da pesquisadora Profa. Dra. Renata Barbosa, coordenadora de um dos projetos apoiados pelo edital, a UFPI tornou-se pioneira para o desenvolvimento de pesquisas de combate à COVID-19 no estado. “Nosso projeto foi fundamental para produção de EPI’s usados na saúde e todos confeccionados no laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados – LAPCON”, ressalta.

asasasasas.PNG

Profa. Dra. Renata Barbosa

A solenidade continuou com o anúncio dos integrantes do Programa de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu ano 2020, com a apresentação da pesquisadora Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo, pertencente ao grupo de assessoramento da PRPG.

primeira foto.PNG

Para a chamada dos contemplados nos editais nº 04 e 07/2020/PROPESQI/PRPG, do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ-UFPI 2020-2021 foi apresentados os pesquisadores doutores Solange Maria Teixeira, do comitê gestor do programa; e João Carlos de Oliveira Souza, pesquisador bolsista PQ-UFPI 2020-2021.

Confira a transmissão completa na UFPI TV.