Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parceria: Representantes de Universidade do México visitam CEAD/UFPI

Parceria: Representantes de Universidade do México visitam CEAD/UFPI

Na última terça-feira (20), os professores Alfonso Romero de La O e Julio Cortez Jaimes da Universidad Autónoma de Guerrero em Acapulco, no México visitaram o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). Os professores da Universidad de Guerrero foram recebidos pelo Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, professores e funcionários do Centro. Os alunos da Universidad de Guerrero, Carlos Armando Morillon e Tatiana Rivero também visitaram o CEAD/UFPI e o objetivo foi fortalecer os laços de intercâmbio entre estudantes e docentes.

Representantes da Universidad Autónoma de Guerrero; Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; professores e funcionários do Centro e aluno do Curso de Administração, Hugo de Andrade Júnior

A visita foi mediada por Hugo de Andrade Júnior, discente do curso de Administração do CEAD/UFPI, Polo UAB de Água Branca. De janeiro a junho de 2013, Hugo de Andrade realizou intercâmbio na Universidad Autónoma de Guerrero, através do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas.

Além das instalações do CEAD/UFPI, os representantes da Universidad Autónoma de Guerrero irão visitar a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Polo UAB de Água Branca.

Durante a solenidade, os representantes da Universidad de Guerrero acompanharam uma palestra da Coordenadora Adjunta, Liana Brito sobre a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Piauí, estrutura dos polos de Educação a Distância e dos cursos. A Coordenadora do curso de Administração, Prof.ª Me. Antonella Sousa apresentou os números referentes ao Curso e em seguida, apresentação do funcionamento da Plataforma Moodle, pelo secretário Goethe Rommel.

"A ida do aluno Hugo para o México foi salutar para divulgar a EaD. Os representantes da Universidad Autónoma de Guerrero vieram conhecer a modalidade, com o objetivo de realizar a implantação da modalidade utilizando as experiências mexicanas e brasileiras", afirma o Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes.

Aluno da Universidad de Guerrero, Carlos Morillon; Professores Julio Cortez e Alfonso Romero e aluna Tatiana Rivero

De acordo com o Prof. Gildásio, há muito interesse em firmar uma parceria e manter um intercâmbio presencial e a distância entre professores e alunos. "Queremos estimular a troca de experiências e assim consolidar a EaD no CEAD e na Universidad Autónoma de Guerrero", acrescenta.

O professor da Universidad Autónoma de Guerrero, Julio Cortez afirmou que o intercâmbio proposto entre as duas Universidades, promove um estímulo para que a administração da Universidad inicie um projeto similar de implantação da modalidade a distância, que será conhecida como Universidad Virtual no México. "Percebemos que a Educação a Distância dá resultados e no México vai contribuir para dar acesso à Educação Superior aos mexicanos que vivem longe dos centros educacionais e até fora do país", ratifica.

Professor da Universidad de Guerrero, Julio Cortez; Prof. Gildásio Guedes e Professor da Universidad de Guerrero, Alfonso Romero

Alfonso Romero, professor da Universidad de Guerrero informou que alguns dos projetos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), através do CEAD/UFPI serão aplicados na Universidad de Guerrero. "Firmaremos convênio binacional, entre a nossa Universidade e UAB, através do CEAD/UFPI. Esperamos que haja envolvimento entre os reitores, diretores e professores das duas Universidades.

Julio Cortez e Alfonso Romero que o CEAD/UFPI e a Universidad de Guerrero desenvolvam nos próximos meses, um  curso de Comércio Exterior Brasil x México, entre as duas Universidades, com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos.

Sobre a Universidad Autónoma de Guerrero

Além de professores, Alfonso Romero e Julio Cortez Jaimes são Diretores da "Unidad Académica de Contaduría Y Admnistración" da Universidad Autónoma de Guerrero.

A Universidad de Guerrero é a 4ª maior Universidade do México, com mais de 30 mil estudantes, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Texto: Karine Santiago - Assessora de Comunicação do CEAD/UFPI

Fotos: Epifanio Santos e Karine Santiago