Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia aula inaugural de mestrados da Fiocruz

UFPI sedia aula inaugural de mestrados da Fiocruz

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram nesta quarta-feira (21), a Aula Inaugural dos Programas de Mestrado da Fiocruz-Piauí. A solenidade, que aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT), marcou o início das aulas dos cursos de Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza e o Mestrado em Medicina Tropical.

A solenidade contou com a presença de representantes de órgãos e instituições ligados a Educação e Saúde. Estavam presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira da Silva; a representante da Secretaria de Saúde do Piauí, Telma Evangelista; o Secretário Municipal de Saúde de Teresina, Noé Fortes; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Bárbara Olimpia Ramos de Melo; o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, Cláudio Maierovitch; o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Holanda Lavor; o pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Sérgio Munck e o diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino.

A palestra de abertura dos programas de pós-graduação foi ministrada por Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz, e teve como tema "Da Bancada à Saúde Pública: o Papel Fundamental do Conhecimento Científico na Formulação de Políticas de Saúde". Na ocasião, o palestrante ressaltou a importância de projetos de pesquisa na área da saúde, com propostas de conduta médica e avaliação a partir de experimentos e estudos de pesquisa.

Wilson Savino

Os cursos de mestrado ofertados pela Fiocruz-Piauí são resultado da parceria entre a Fiocruz e UFPI, em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Na solenidade, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, frisou a importância para a saúde no Piauí e o papel da parceria com a Fiocruz. "Esse é um sonho da comunidade científica do Piauí que se realiza. Essa aula inaugural dos mestrados oferecidas pela Fiocruz, em parceria com a UFPI e UESPI, é um grande passo para a instalação da unidade da Fiocruz no Piauí, que possibilitará a oportunidade aos profissionais da área de saúde de ter acesso a mais um grande centro de pesquisa e, com certeza irá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de serviço de saúde no Piauí", disse.

A vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, que foi a interlocutora entre a UFPI e a Fiocruz no processo de implantação dos cursos, avalia positivamente a parceria e assegurou que a UFPI irá dispor de toda a estrutura para a realização dos cursos. "Os cursos irão trazer grandes contribuições em termos de pesquisa, conhecimento e inovação tecnológica, que se traduzirá em melhorias nos índices de saúde do Piauí. A parceria é no sentido de qualificação por meio de dois mestrados em áreas estratégicas, através da Fiocruz, que é referência em nível nacional e internacional, agregando os conhecimentos à pratica. A universidade disponibilizará toda logística necessária através de material didático e transporte, bem como de infraestrutura para o desenvolvimento dos cursos."

Segundo Cristina Aguila, coordenadora de pós-graduação da Fiocruz, a parceria é um sonho antigo. "A Fiocruz busca se firmar em instituições que já executam projetos de pesquisa e ações de ensino para incrementar os programas da região", disse. Ainda de acordo com ela, há planos de ampliação dos projetos. "Temos a proposta de formar cursos técnicos de nível médio na área da saúde e, ainda, organizar no Piauí o mestrado em Saúde da Família, e integrar o estado no Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF)."

Aluno do Mestrado em Epidemiologia de Doenças Transmissíveis, o farmacêutico Pablo Ricardo Ferreira ressaltou a necessidade dessa qualificação tendo em vista que Teresina é considerada um polo de saúde. "Aqui temos um pequeno número de cursos. Sendo referência em saúde, acredito que precisamos investir mais nessa área. Temos uma parcela de população pobre que é afetada por doenças que já deveriam ter sido abolidas, devemos mudar esse quadro", afirma.

A parceria da Universidade Federal do Piauí com a Fundação Oswaldo Cruz contribuirá também com a implantação da unidade da Fiocruz-Piauí. Além de colaborar com a infraestrutura física, a direção superior da UFPI disponibilizou, um terreno de 13 hectares localizado na Avenida Presidente Kennedy, para construção da sede física da Fiocruz-Piauí. A Fundação almeja a implantação de cursos de pós-graduação cujo objetivo é formar profissionais e gestores de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, visando a vigilância e controle de doenças transmissíveis.

A Fiocruz é uma instituição de ciência e tecnologia vinculada ao Ministério da Saúde que visa promover a saúde e o desenvolvimento social através de programas de formação, ensino e pesquisa direcionados às necessidades do estado. A Fundação Oswaldo Cruz surgiu em 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal. Inaugurado com o objetivo de fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica. A Fiocruz desde então é responsável por muitas ações que modificaram e melhoraram a saúde no país.