Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado Profissional em Filosofia da UFPI convida para Aula Inaugural dia 1º de setembro

Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 09h25

“A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo/UFPI), convida a todos, alunos, professores, funcionários e comunidade em gera,l para a Aula Inaugural do Prof. Dr. Walter Omar Kohan, dia 01/09/2020, às 19h00, pela rede social Facebook (@mestrado.prof.filo), ocasião em que se poderá refletir sobre o papel e a importância da filosofia no momento atual - tempos de necropolítica.

A Profa. Dra.  Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora do Mestrado Profissional em Filosofia, ressalta que com a pandemia atual nos encontramos subjugados a processos tecnológicos que se apresentam como uma alternativa para uma reflexão sadia, destacando ainda o objetivo da Aula Inaugural. "Vivemos tempos insólitos. A pandemia e o vírus da Covid-19 desagregam, tolhem nossa liberdade de ir e vir. Com esse evento on-line, que marca o início de nossas atividades, queremos, junto aos alunos do Prof-Filo/UFPI, que também são professores em escolas espalhadas pelo Piauí, restaurar o processo inaugural da igualdade do humano entre humanos, além de nossas dificuldades", afirma a professora.

O convidado, Prof. Dr. Walter Omar Kohan, é docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em filosofia pela Universidad Iberoamericana (UIA), no México, e vai proferir a conferência “Tempos de necropolítica e de pensamento: tempos de ensinar filosofia?”. De acordo com o currículo informado na plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/8252328432864159), “Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e Coordenador do GT ‘Filosofar e ensinar a filosofar’ da ANPOF. Publicou mais de 50 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública (Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação”.

Sobre o Prof-Filo/UFPI

O Mestrado Profissional em Filosofia é um Programa de Pós-Graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência em todo o Brasil. O curso tem organização nacional e local. Estrutura-se a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local das atividades, e conta com um corpo docente responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua área de concentração é “Ensino de Filosofia” e as linhas de pesquisa “Filosofia e Ensino” e “Prática de Ensino de Filosofia”, sendo a primeira a adotada pela UFPI. É
predominantemente presencial e confere aos concluintes o título de “Mestre em Filosofia”. Na UFPI, o Prof-Filo atualmente é coordenado pela Dr.ª Maria Cristina de Távora Sparano e pelo Dr. Deyvison Rodrigues Lima.

O que é um Mestrado Profissional?

Em linhas gerais, conforme Portaria Normativa do MEC Nº 17 de 28/12/09, um mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita:

• I – a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;
  • II – a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;
  • III – a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.

Um mestrado profissional no modelo Profissonal é um programa em rede nacional que cumpre os princípios básicos de um mestrado profissional e que, em termos específicos, é voltado para a capacitação de professores atuantes no ensino fundamental e no ensino médio.