Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Educador musical Lucas Ciavatta ministra curso no Cine Teatro da UFPI

Educador musical Lucas Ciavatta ministra curso no Cine Teatro da UFPI

Mais de 150 pessoas, entre profissionais, educadores e estudantes de Música participam nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no Cine Teatro da UFPI, do encontro com o educador musical Lucas Ciavatta, que ministra o curso "O Passo". O evento integra a programação do Projeto Circuito Cultural, coordenado pelo professor do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Cássio Martins.

Lucas Ciavatta, criador do método "O Passo", ministra curso no Cine Teatro da UFPI

Lucas Ciavatta é o criador do método de Educação Musical "O Passo", que existe há 17 anos. Reconhecido e utilizado no Brasil e no exterior, o método tem como maior inspiração a riqueza do fazer musical popular brasileiro. O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo.

Segundo o Prof. Cássio Martins, o curso é de extrema relevância para os alunos do curso de Música da UFPI: "Costumamos estudar na academia ensinamentos de grandes educadores que já faleceram sobre o ensino da linguagem musical. Essa é uma oportunidade de adquirir novos fundamentos a partir de um educador vivo, que é referência nacional e internacional". Martins destacou ainda que ofertar cursos de alto nível como o "O Passo" é uma oportunidade única para o público que trabalha com a formação musical de jovens e crianças conhecer a metodologia proposta pelo "O Passo".

O curso é composto por atividades dinâmicas e interativas com o público

Pela primeira vez no Piauí, Lucas Ciavatta explica que "o método está situado na fronteira entre a música e a dança", sendo orientado por quatro pilares: corpo, representação, grupo e cultura. Mais do que apresentar o método, Ciavatta espera que sua estadia no Estado seja uma semente para que mais pessoas possam utilizar "O Passo" e que no futuro o Piauí seja um centro de referência na utilização do método.

Professores Cássio Martins e Lucas Ciavatta

Devido a didática, o método pode ser utilizado tanto por pessoas com formação complexa em música como iniciantes, pois trabalha com a construção de uma base, trazendo inúmeras possibilidades ao universo sonoro; esclarecendo, por exemplo, noções de tempo, contratempo, ritmo e pulsação.

Aluno do 1º período do curso de Música da UFPI, Luís Paulo, participa de prática durante o curso do prof. Lucas Ciavatta

Lucas Ciavatta explica que o método pode ser usado como ferramenta de desenvolvimento da consciência rítmica, tendo como diferencial o fato de sempre trabalhar corpo e mente unidos. Neste método, o corpo passa a ser visto não apenas como algo que acompanha de longe os processos cognitivos realizados pela mente, mas principalmente como uma unidade autônoma de construção de conhecimento. "O Passo mostra que, sem a participação ativa e efetiva do corpo, processos, normalmente associados apenas à mente, como a leitura e a escrita, simplesmente não podem acontecer", afirma.

O curso "O Passo" acontece até esta quinta-feira (22), no Cine Teatro da UFPI. Mais informações na Coordenação do curso de licenciatura em Música da UFPI - Telefone (86) 3215-5823.

Lucas Ciavatta

É músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela UFF. Criador do método de Educação Musical e diretor do grupo de percussão e canto Bloco do Passo. Professor do Conservatório Brasileiro de Música (CBM), do Colégio Santo Inácio (RJ) e professor do Westminster Choir College (EUA).

O Passo

Saiba mais sobre o método "O Passo", assista ao vídeo release: O Passo - o método e os grupos

Leia mais sobre o método: Cursos O Passo - música e educação