Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores do CIATEN/UFPI têm projeto sobre COVID-19 aprovado no CNPq
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do CIATEN/UFPI têm projeto sobre COVID-19 aprovado no CNPq

Imprimir
Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 16h20

O Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, pesquisador Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, ambos vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve o projeto de pesquisa Inquérito sorológico de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e fatores associados em diferentes grupos etários aprovado na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

Além do Prof. Dr. Márcio Mascarenhas, que coordena a pesquisa, a equipe de colaboradores conta com outros pesquisadores do CIATEN e UFPI. O CIATEN possui como missão: I) aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciadas (ATEN), especialmente no contexto do Estado do Piauí, II) Orientar políticas públicas em respostas aos agravos comuns aos trópicos, negligenciados, vetoriais ou não, baseadas em evidências científicas; III) Assegurar a formação científica de estudantes, profissionais e pesquisadores em medicina tropical, doenças negligenciadas e agravos emergentes de causa externa.

O projeto dos pesquisadores do CIATEN/UFPI foi selecionado dentre inúmeras propostas submetidas ao mesmo edital, oriundas de diversas instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil. Serão liberados R$ 1.600.000,00 para custear a pesquisa no Piauí.

O objetivo principal do estudo é estimar a magnitude e evolução da soroprovalência de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sua associação com aspectos epidemiológicos em diferentes grupos etários no Piauí. Para tanto, será realizado um inquérito sorológico seriado (quatro etapas) de base populacional, em amostra representativa do estado do Piauí. 

Como o estudo será realizado

O estudo será realizado nos municípios-sede de cada território de desenvolvimento: Parnaíba, Piripiri, Teresina, Campo Maior, Picos, Oeiras, Valença do Piauí, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Uruçuí. Em cada município, serão realizadas 210 entrevistas por etapa (n=2.310), totalizando 9.240 entrevistas ao final da quarta etapa. A amostragem será do tipo probabilística com múltiplos estágios.

Os participantes serão entrevistados sobre aspectos sociodemográficos; sintomas potencialmente relacionados à COVID-19, comorbidades, utilização de serviços de saúde, adoção das medidas de distanciamento social e conhecimento sobre as medidas de prevenção da doença. Também serão realizados exames de sangue para comprovar a infecção pelo SARS-CoV-2.

Contribuição do estudo

Por se tratar de uma doença nova (doença emergente), o estudo contribuirá com informações para a melhor compreensão da história natural da doença COVID 19.

A partir da estimativa da soroprevalência de infecção por SARS-CoV-2 nas diferentes regiões do Piauí e do dimensionamento da distribuição da infecção, poderão ser formuladas estratégias de prevenção e assistência. Tais resultados contribuirão para o planejamento adequado da assistência hospitalar e de ações de prevenção guiadas pela soroprovalência específica nesse estado.

Parcerias

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade/UFPI também contribuirá na execução da pesquisa, por meio da participação de seus mestrandos e docentes na coleta e análise de dados. Além da UFPI e do CIATEN, o estudo contará com o apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS/PI), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI). Pesquisadores de renome nacional e de instituições estrangeiras também colaborarão nas análises dos dados obtidos no estudo.

Conheça os membros da equipe responsável pela pesquisa:

Coordenador

 0120200821111139

Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas – CIATEN/UFPI (http://lattes.cnpq.br/2953037085275037)

Professor do Departamento de Medicina Comunitária e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Ciências Médicas (Unicamp), Mestre em Ciências e Saúde (UFPI), Especialista em Epidemiologia (UFG), Saúde Pública (UFPI) e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde (ENSP/FIOCRUZ). Participou do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS-EPISUS (Ministério da Saúde e CDC de Atlanta/EUA). Graduado em Enfermagem (UFPI). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, sistemas de informação em saúde, vigilância epidemiológica, doenças transmissíveis, doenças e agravos não transmissíveis, causas externas. Supervisor do Núcleo temático Agravos Emergentes não Transmissíveis, no Centro de Inteligência de Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN).

Colaboradores

 0220200821111823

Dr. Carlos Henrique Nery Costa – CIATEN/UFPI (http://lattes.cnpq.br/5795414161401952)

Carlos Henrique Nery Costa é médico, nascido em Teresina, Piauí, em 1951. É formado pela Universidade de Brasília, onde fez a Residência Médica em Clínica Médica e o mestrado em Medicina Tropical. Concluiu o doutorado em Saúde Pública Tropical, na Harvard University, em 1997. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entre 2011 e 2013. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí e chefe do Departamento de Medicina Comunitária desta instituição desde 2015. É médico do Instituto de Medicina Tropical Natan Portella, e coordena o Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses. Foi coordenador executivo da Rede Nordeste de Biotecnologia durante de 2006 a 2010, da qual é coordenador adjunto atualmente. Publicou 75 artigos em periódicos especializados, 193 trabalhos em anais de eventos e publicou dois livros, tendo escrito oito capítulos. Possui três produtos tecnológicos. Orientou dez teses de doutorado, além de ter orientado oito teses de mestrado nas áreas de Medicina, Parasitologia e Saúde Coletiva e atualmente orienta sete alunos de doutorado e dois alunos de mestrado. É um dos "Friends of DNDi". Recebeu a comenda Mérito Renascença do Governo do Estado do Piauí, o prêmio Mérito pelo Incentivo ao Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Piauí, foi paraninfo dos formando de Medicina da Universidade Federal do Piauí por duas vezes. Foi um dos quatro organizadores do Congresso Internacional de Leishmania/Leishmanioses", em Porto de Galinhas-PE, em 2013 e foi parte do Comitê Executivo do XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria e XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, no Rio de Janeiro, em 2012. Presidiu um Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical em Teresina, em 2006, uma Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, em Uberaba, em 2005, e dois Workshops de Pesquisas em Andamento em Leishmaniose Visceral. Foi um dos criadores da Rides - Rede de Investigação em Saúde Tropical, dos países de língua portuguesa, em 2006. Tem participado de numerosas bancas de tese de doutoramento, a última tendo sido na Universidade de Antuérpia, do aluno Emias Diro, sobre a co-infecção de Leishmania/HIV na Etiópia. Participou de eventos organizados pela DNDi como palestrante em Genebra, em 2013 e em Bahir Dar, Etiópia, em 2014, e no congresso da Sociedade Israelense de Parasitologia, Protozoologia e Medicina Tropical, em Tel-Aviv, em 2015, e em Teerã, no Congresso Internacional de Dermatologia, e em Moscou, no Centro de AIDS de Moscou e na I. I. Sechenov First Moscow State Medical University, em 2016. Em fevereiro de 2017, participou de debate sobre o financiamento de doenças negligenciadas, em Bruxelas, a convite do Parlamento Europeu. Pertence ao Comitê de Medicina do CNPq desde 2018 e foi consultor de projetos do National Institutes of Health em 2019.

0320200821111459

Dra. Dorcas Lamounier Costa – CIATEN/UFPI (http://lattes.cnpq.br/7335387525321271)

Dorcas Lamounier Costa possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1979), mestrado em Saúde Pública Tropical pela Harvard School of Public Health (1991) e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Infectologia, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose visceral, epidemiologia e aids.

0420200821112128

Dra. Francisca Miriane de Araújo Batista - CIATEN (http://lattes.cnpq.br/2072547853578344)

Bacharel em Biomedicina pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Associação Piripiriense de Ensino Superior(CHRISFAPI) (2011) e Especialista em Vigilância em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (2012), Mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) (2013). Exerceu a função de Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (2015 a 2019). Foi professora do Magistério Superior dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia da CHRISFAPI. Foi Coordenadora e Tutora do Programa de Educação no Trabalho (PET/Redes de Atenção) do Ministério da Saúde e foi Assessora Técnica da Coordenação de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri e Secretária Executiva da Comissão Interregional do Território dos Cocais. Exerceu a função de Coordenadora da 3º Regional de Saúde (2012 a 2014), Biomédica do Hospital Regional Chagas Rodrigues (2011/2014) e Tutora à Distância do Curso de Graduação de Biologia da UESPI (2012 a 2013) e da Especialização em Gestão em Saúde da UESPI (2015).

 0520200821112403

Dra. Malvina Thaís Pacheco Rodrigues – CIATEN/UFPI (http://lattes.cnpq.br/1194560196589833)

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2001), Especialização em Formação Pedagógica- PROFAE (2003), Saúde Pública (2004), Estatística (2016), Mestrado em Educação na Universidade Federal do Piauí (2008) e Doutorado em Saúde Coletiva UECE (2012). Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial sistêmica, adesão terapêutica e construção e validação de tecnologias em saúde. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC) e docente do Programa de Pós-Graduação Saúde da Mulher (PPGSM) da Universidade Federal do Piauí.

 0620200821113507

Dra. Natália Pereira Marinelli – UFPI (http://lattes.cnpq.br/3570896520857850)

Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí (EBTT) Colégio Técnico de Teresina. Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Maranhão em 2006, especialista em Saúde da Família e Saúde Materno-infantil pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou como enfermeira assistencialista da Estratégia Saúde da Família no município de Timon - MA (2006-2008) e em Caxias- MA (2008-2011). Doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR.

0720200821115112 

Dra.Veruska Cavalcanti Barros – CIATEN/UFPI (http://lattes.cnpq.br/9073798312880036)

Possui graduação em Biologia Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Parasitologia, com ênfase em Entomologia Médica, pelo Departamento de Parasitologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora associada pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia Médica - Parasitologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: interação patógeno vetor, biologia, taxonomia de vetores e controle de vetores, por meio de biomoléculas a partir de plantas medicinais. É supervisora do Núcleo temático Agravos Emergentes Transmissíveis EAT, no Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados - CIATEN.

Fim do conteúdo da página