Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI é colaboradora do projeto de pesquisa nacional sobre alfabetização no contexto da pandemia atual

Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 09h39

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma das Instituições de Ensino (IEs) que participam e colaboram com a pesquisa nacional sobre alfabetização durante a pandemia atual. O projeto, intitulado Alfabetização em Rede, aborda a Política Nacional de Alfabetização e o ensino remoto de alfabetização durante a pandemia da Covid-19.

A iniciativa é coordenada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del Rei, e divide-se em duas etapas. A primeira será concluída no mês de setembro e refere-se à aplicação de um questionário, que deve ser respondido por professores de educação infantil e do ensino fundamental (até o quinto ano) de todo o Brasil. A segunda etapa consistirá na realização de rodas de conversa no formato on-line. A princípio, foram planejadas rodas de conversa com grupos diferentes de professores (duas com professores da educação infantil e duas com professores do ensino fundamental). Os temas dos debates versarão sobre a Política Nacional de Alfabetização e sobre o ensino remoto no contexto da pandemia.

A Profa. Dra. Edna Brito (CCE/DMTE) atua como representante da UFPI na pesquisa. Ela explica que o projeto se dá com a mobilização dos representantes das universidades para participação em suas diferentes etapas (planejamento, execução e produção científica).

“A UFPI tem participado ativamente do processo de produção de dados, mobilizando professores da educação infantil e do ensino fundamental para responder o questionário e, posteriormente, participar de rodas de conversas sobre o objeto de estudo da referida investigação. Até agora, 958 professores piauienses responderam ao chamamento para colaborar com a investigação”, explana a professora.

Edna Brito.jpg

Profa. Dra. Edna Brito, representante da UFPI na projeto Alfabetização em Rede

Ao todo, estão envolvidos no projeto 27 pesquisadores de universidades públicas de todas as regiões do país.

Um dos objetivos da pesquisa é conhecer como o ensino remoto têm chegado aos alunos e quais desafios estão sendo enfrentados nesse contexto de pandemia. O coletivo Alfabetização em Rede reúne vários grupos de pesquisadores(as) de diferentes universidades brasileiras: UFSJ, UEMG, UFRN, UFERSA, UFSM, UFMS, UFPEL, FURG, UFRJ, UFMA, UFPI, UFR, UNIPAC, UFPA, UNIFAP, UNIFESP, UNIMONTES, UFPE, UPE, UNIR, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, URCA, UFC, UFAL, UFPB, UFS. Os resultados subsidiarão a produção de trabalhos acadêmico-científicos com ampla divulgação em eventos e publicações.

Professores de educação infantil e ensino fundamental, até o quinto ano, podem acessar e responder ao questionário clicando AQUI.