Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IX Seminário do Núcleo de Educação, História e Memória e II Encontro Piauiense de Historiadores da Educação

Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 15h52

WhatsApp Image 2020-08-10 at 17.10.46.jpeg

O Núcleo de Educação, História e Memória – NEHME, da Universidade Federal do Piauí realizará, de agosto a novembro de 2020, o projeto de extensão “IX Seminário do Núcleo de Educação, História e Memória e II Encontro Piauiense de Historiadores da Educação”, com o tema “A pesquisa em História da Educação no contexto da pandemia”.

As inscrições estão abertas e serão realizadas no SIGAA, seguindo o tutorial abaixo:

a) Público interno: sigaa.ufpi.br > menu extensão > ações de extensão > Inscrições online > inscrever em ações de extensão > seleciona o II Encontro Piauiense de Historiadores da Educação e IX Seminário do Núcleo de Educação, História e Memória > confirma a inscrição.

b) Público externo: sigaa.ufpi.br > menu extensão > acesso à área de inscritos em cursos e eventos > ainda não possuo cadastro (faça seu cadastro) > depois entra com e-mail e senha > clica no título do evento após busca > confirma a inscrição.

No dia 27 de agosto, às 16h, será realizada a Conferência de Abertura que terá como título “A produção do conhecimento em tempos de pandemia: reflexões a partir do campo da HIstória da Educação” e será proferida pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria de Oliveira Galvão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento será totalmente online e transmitido ao vivo pelo canal do NEHME, no YouTube, no link: https://www.youtube.com/channel/UCIlyOeIqTKIBF00PNqrGRdQ.

A coordenadora do NEHME, Prof.ª Dr.ª Amparo Ferro destaca: “Neste encontro vamos abordar temas importantes da história da educação e como será online teremos inscrições de estudantes e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais”, declarou.

No https://instagram.com/nehme.ufpi, os inscritos poderão acompanhar as atualizações diárias sobre todas as ações de extensão que serão realizadas de agosto até novembro.

Mensalmente serão abertas as incrições para as demais palestras, para aqueles que não se inscreverem nesse primeiro momento.

Confira as datas, temas e palestrantes do ciclo de palestras:

01

A Pesquisa em História da Educação através das mídias sociais no Contexto da Pandemia.

Prof.ª Dr.ª Raquel Salcedo Gomes (UFRGS)

09/09/2020

02

O uso do jornal como fonte para pesquisa em História da Educação no contexto da Pandemia da Covid- 19.

Prof.ª Dr.ª Jane Bezerra Souza (UFPI)

10/09/2020

03

A ética na pesquisa em Educação.

Prof.ª Dr.ª Luiza Helena de Oliveira Lima (UFPI)

16/09/2020

04

O Ensino Híbrido e os paradigmas da Educação 4.0 e 5.0: Competências Sociais e Emocionais para o século XXI.

Prof.ª Dr.ª Anneth Cardoso Basílio da Silva (UFPI)

17/09/2020

05

Pandemias como promotoras de novas práticas sociais/ educacionais.

Prof.ª PhD Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro (UFU)/ Prof. Dr. José Carlos Sousa Araújo (UFU)/ Prof. Idenir de Souza Ribeiro

23/09/2020

06

Música e (auto)biografia: produções de doutorados em Educação, História e Música.

Prof. Dr. Ednardo Gonzaga Monti (UFPI)

Camila Betina Röpke (UFPI)

24/09/2020

07

A tecnologia a favor da pesquisa em História da Educação.

Prof.ª Karen Cris Sartori Frederico (Mestranda - Must University)

30/09/2020

08

Ozildo Albano e a trajetória de uma vida educativa.

Prof. Dr. Welbert Feitosa Pinheiro (UFPI)

01/10/2020

Confira as datas e eixos temáticos das mesas redondas que acontecerão, sempre, às 16:00h:

14/10/2020: EIXO TEMÁTICO: História das instituições educativas

15/10/2020: EIXO TEMÁTICO: Imprensas e impressos escolares

21/10/2020: EIXO TEMÁTICO: História da educação e cultura escolar

22/10/2020: EIXO TEMÁTICO: História da educação e literatura

28/10/2020: EIXO TEMÁTICO: História da formação e profissão docente

29/10/2020: EIXO TEMÁTICO: Memória e historiografia da educação

No dia 04 de novembro, às 16h, será realizada a Conferência de Encerramento que terá como tema  “As Pesquisas em História da Educação: Metodologias e seus Objetos em Tempo de Pandemia” e será proferida pela Professora Dra. Sônia Maria dos Santos (UFU).

O evento é coordenado pelas professoras Maria do Amparo Borges Ferro (CCE), Amada de Cássia Campos Reis (CEAD), Cristiane Feitosa Pinheiro (CSHNB) e Marta Susany Moura Carvalho (CCE).