Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Parnaíba sedia Reitoria Itinerante por dois dias

Campus de Parnaíba sedia Reitoria Itinerante por dois dias

A Reitoria Itinerante da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi instalada nos dias 15 e 16 de agosto no Campus de Parnaíba. O Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, foi acompanhado pela Pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG), Profª Drª Socorro Leal; pelo Pró-reitor de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Edilberto Lopes; Pró-reitor de Extensão (PREX), Prof. Dr. Miguel Cavalcante; pela Superintendente de Comunicação Social (SCS), Profª Drª Jacqueline Lima Dourado, e pela Coordenadora de Estágio Obrigatório da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Prof.ª Ms. Rosália Brandim.

As atividades do dia 15 de agosto abrangeram reuniões da PREG e da PREX com os coordenadores de curso, e visita aos terrenos e prédios da UFPI, onde serão instalados novos cursos. A visita foi feita por equipe composta pelo Reitor, Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, pela Superintendente de Comunicação e pelo Diretor do Campus de Parnaíba, Alexandro Marinho.

Na parte da noite, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes participaram de palestra proferida pelo Reitor sobre o tema "Desafios e perspectivas da realidade multicampi para a gestão da UFPI." Os estudantes tiveram oportunidade de se manifestar, o que também aconteceu na reunião administrativa com os representantes dos Centros Acadêmicos, realizada na manhã do dia 16 de agosto.

Professores, Técnicos e Estudantes na Palestra do Reitor

Segundo o Reitor José Arimatéia Dantas Lopes, "mais uma experiência de Reitoria Itinerante, também muito positiva, acaba de se realizar. Estabelecemos contato direto com servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes. Essa postura democrática da gestão atual é muito importante para que a UFPI possa seguir o caminho desejado pela nossa comunidade. Percebemos que é necessária uma participação maior, no caso de Parnaíba, dos estudantes junto à administração local para que eles fiquem esclarecidos sobre como estão andando os processos, porque muitas demandas apresentadas pelos estudantes em nossa visita já estão encaminhadas, outras estão resolvidas, superadas e, ainda assim, continuam na pauta deles. Então, eu acho que é necessária uma aproximação maior da direção do campus com os estudantes, assim se mostra o que realmente está acontecendo para que eles saibam que a reitoria está tomando providências pra atender essas demandas. Muita coisa não aconteceu, mas está encaminhada para acontecer e eles têm que ter conhecimento de que isso está em andamento para que não façam uma pauta com reivindicações que já estão sendo atendidas".

O Reitor colocou, ainda, que "o modelo 'Reitoria Itinerante' é extremamente útil para o bom andamento das atividades da universidade, possibilitando à reitoria o atendimento eficaz da comunidade. Esse contato direto, sem intermediários, do Reitor e dos Pró-reitores com estudantes, docentes e servidores é importantíssimo para que se elenque as reais necessidades da comunidade acadêmica."

Reunião de trabalho com a PREG

O Diretor Alex Marinho ressaltou que "a experiência é muito positiva, sendo uma oportunidade de deixar as questões mais claras na gestão. Apesar das reivindicações, pode-se constatar que boa parte delas já estavam encaminhadas e serão provavelmente atendidas".

Marinho avaliou positivamente o modelo 'Reitoria Itinerante', uma vez que "aproxima mais os estudantes, os professores e os servidores técnico-administrativos da administração superior, sediada em Teresina. A parte administrativa, de forma geral, fica mais próxima da comunidade acadêmica de outros campi, o que é muito importante, porque nós não temos tempo de estar direto em Teresina, e a presença da equipe em Parnaíba sempre é positiva."

A Vice-diretora do Campus, Profa. Ivanilza Moreira, observa que a "Reitoria Itinerante é uma proposta excelente desenvolvida pela gestão atual, pois é uma oportunidade da reitoria estar mais próxima dos campi, mais próxima de toda a comunidade acadêmica. É também uma forma de se tentar, dentro do possível, resolver problemas, conversar sobre os problemas, e até estar mais presente. Sabendo realmente dos problemas que estão acontecendo no campus, tenta-se buscar soluções. Por tudo isso, esse momento é de extrema importância, não só para a reitoria, mas para toda a comunidade acadêmica."

Pró-Reitor de Planejamento, Vice-diretora e o Reitor

O Reitor visitou, ainda, as obras da estação de Piscicultura em fase de conclusão, devendo ser inaugurada em breve; o Restaurante Universitário, que passou por adaptações de segurança e já está em pleno funcionamento; a biblioteca, que será reformada, e laboratórios do campus. Na oportunidade, reuniu-se com coordenadores de curso e coordenadores de pesquisa.

Estação de Piscicultura com Previsão de Inauguração

Abertura dos jogos na quadra do Campus de Parnaíba

Professor explica os desafios da pesquisa em Parnaíba

Professor explica as demandas dos laboratórios