Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora de Nutrição da UFPI publica artigo em coleção inglesa

Professora de Nutrição da UFPI publica artigo em coleção inglesa

A professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dra. Regilda Saraiva, teve artigo recentemente publicado pela editora inglesa "Springer - Humana Press", na coleção "Handbook of Food Fortification and Health: From Concepts to Public Health Applications".

Nesta coleção são abordadas as práticas e os programas de fortificação usados em todo o mundo. O artigo "Fortified Food Made from Animal Products: From Product Design do Nutritional Intervention", escrito por Regilda Saraiva juntamente com Raquel de Andrade Cardoso-Santiago (UFG), sob a orientação de José Alfredo Gomes Arêas (FSP/USP).O capítulo trata do desenvolvimento de um alimento fortificado com base no pulmão bovino como fonte de ferro. Isto foi conseguido através de texturização por cozimento de extrusão, o que não afeta a biodisponibilidade superior original do ferro e resultou em um produto pronto para consumo e ideal para intervenção nutricional para combater a anemia.

Segundo o capítulo, o produto foi testado e o resultado foi um sabor muito agradável e extremamente eficiente na redução de anemia em escolares de áreas pobres do Brasil. Este produto pronto para consumo complementou em 30% as necessidades diárias de ferro das crianças e foi capaz de reduzir a prevalência de anemia inicial de mais de 60% para cerca de 11%, após uma intervenção de dois meses. O capítulo descreve as etapas envolvidas nestas pesquisas e os resultados obtidos na população testada.

Prof.ª Dr.ª Regilda Saraiva

A professora Regilda Saraiva é graduada pela em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí, possui mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Ciência de Alimentos São Paulo pela Universidade de São Paulo. É Pós-Doutorada em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Farmácia da UFMG (2001-2002).

Tem experiência na área de Saúde Coletiva e na área de Alimentos e Nutrição, com ênfase em Intervenções Nutricionais, Bioquímica de Alimentos, Estudo Experimental e Análise Sensorial de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia, alimentos funcionais, aminas bioativas, formulação de alimentos, composição centesimal, vitamínica e mineral de alimentos, feijão caupi, compostos fenólicos, antioxidantes, frutos do cerrado.

Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal do Piauí, Pesquisadora do CNPq, Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição- PPGAN/UFPI, Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), Revisora da Revista de Nutrição, Acta Amazônica, Revista do Instituto Adolfo Lutz, Revista Alimentos e Nutrição e Revista Ciência de Alimentos.

Prof.ª Regilda e alunas do Mestrado em Alimentos e Nutrição da UFPI