Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa da Unasus UFPI desenvolve software de monitoramento da gestação de alto risco
Início do conteúdo da página

Pesquisa da Unasus UFPI desenvolve software de monitoramento da gestação de alto risco

Imprimir
Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 15h49

Imagem1.png

As principais causas dos óbitos maternos ocorridos no Piauí de 2006 a 2015 foram: eclâmpsia na gravidez, no parto e no puerpério (16,4%); hemorragias obstétricas (15%); transtornos hipertensivos na gravidez no parto e no puerpério (11,3%). Diante deste quadro, a mestre Joselma Maria Oliveira Rodrigues sob orientação da Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros desenvolveu um software de autocuidado e monitoramento da gestação de alto risco como estratégia para redução da mortalidade materna no Estado. 

WhatsApp Image 2020-08-13 at 15.42.45.jpeg

Aplicativo GestarSaúde

O software GestarSaúde tem o objetivo de contribuir para a assistência prestada a gestante de alto risco no Piauí, onde sintetiza-se evidências, estratégias para redução da mortalidade materna e apontam dificuldades que agravam o acompanhamento efetivo no pré-natal. 

A metodologia usada nesta pesquisa foi a “desing thinking” que é uma abordagem que se baseia em três pilares: empatia, colaboração e experimentação. 

“É uma metodologia inovadora, na qual permite o envolvimento tanto do usuário quanto de equipes multiprofissionais para que o alcance do produto final seja de sucesso. Então, é uma metodologia inovadora na qual procura a solução de problemas e se baseia em pilares: conhecimento da causa, os objetivos principais da ferramenta na qual se quer desenvolver, a colaboração dos profissionais ou dos usuários que serão o público-alvo do software e a prototipação”, explica Joselma Oliveira. 

A pesquisa teve como cenário a Maternidade Evangelina Rosa, o Centro de Saúde da Mulher e Estratégia da Saúde da Família (ESF), estes últimos localizados em Piripiri-PI, onde a pesquisadora teve a oportunidade de trabalhar com as gestantes de alto risco e conhecer o trabalho desenvolvido no centro de saúde da mulher.  O período de desenvolvimento da pesquisa foi de janeiro de 2019 a julho de 2020. 

Segundo a pesquisadora, participaram da pesquisa sete gestantes, com idade de 20 a 29 anos. Em relação ao ensino, 57% das participantes possuem ensino superior e em relação ao tempo de gestação 71,4% se apresentaram no segundo trimestre da gestação. 

“Foram incluídas na pesquisa, na fase de experimentação, gestantes classificadas em alto risco, sendo o principal critério de inclusão; ser atendida no Centro de Saúde da Mulher em Piripiri em qualquer fase da gestação e que utilizasse celular”, disse.  

WhatsApp Image 2020-08-13 at 15.45.20.jpeg

Joselma Maria Oliveira Rodrigues

De acordo com Joselma Oliveira, o software apresenta quatro dimensões de informações para gestantes, onde se estabelece um fluxo de assistência à mulher grávida. “Na parte destinada ao perfil gestante do aplicativo, observa-se 4 dimensões de navegação. Na primeira dimensão, a gestante irá localizar os sinais e sintomas de alerta, valores de referência da pressão arterial média, exames laboratoriais a serem realizados no decorrer da gestação; na segunda dimensão, observa-se o  número de consultas de pré-natal; a terceira dimensão descreve o fluxo de atendimento de gestante de alto risco; e por fim, a dimensão quatro que destaca o desenho da rede de gestante de alto risco no Piauí, no qual se visualiza os tipos de serviços: maternidade, ambulatório, hospital e etc”, explica.  

O Software Gestar Saúde é gratuito para a população e a meta é atender a demanda de cuidados necessários na gravidez. A intenção é reduzir a mortalidade materna, morte durante o período gestacional ou em 42 dias após o parto e a partir disso aliar a tecnologia a saúde para diminuição desses óbitos através de estratégias para modificar esse cenário no estado. 

“O software representa uma ferramenta de contribuição para mortalidade materna no Piauí e permitiu a participação de especialistas no desenvolvimento, bem como participação da gestante como usuária do produto final”, finaliza. 

A defesa da Dissertação de Mestrado de Joselma Rodrigues aconteceu via plataforma virtual na última quinta-feira (06).  

Fim do conteúdo da página