Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programas de pós-graduação da UFPI são contemplados com projeto da CAPES
Início do conteúdo da página

Programas de pós-graduação da UFPI são contemplados com projeto da CAPES

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi contemplada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Edital Pró-Equipamentos, com investimento de R$ 1,3 milhão.

O Edital Pró-Equipamentos consiste no financiamento de equipamentos para a melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), em todas as áreas do conhecimento, nas Instituições Públicas de Ensino Superior. A iniciativa visa atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisas desenvolvidas nos cursos de pós-graduação.

Poderiam concorrer ao Edital, instituições públicas de ensino superior que possuem programas de pós-graduação recomendados pela Capes. Na UFPI, foram recomendados 30 programas de pós-graduação, o que gerou um teto de R$ 1.320.000,00 destinados à concorrência de projetos dos PPGs da instituição.

Com o objetivo de contemplar o maior número de projetos institucionais, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFPI), por meio de comitê interno, integrou algumas propostas. O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha, explicou que foram apresentados mais de dez projetos para concorrer ao Edital Pró-Equipamentos. "A iniciativa de integrar os projetos, além de fomentar a interdisciplinaridade, ajudou a contemplar um maior número de programas com recursos disponibilizados pelas Capes". O comitê interno PRPG/UFPI consolidou dez propostas que foram enviadas à Capes, que as aprovou integralmente. "Em algumas das propostas contempladas temos mais de um programa envolvidos, pois somente um programa pode enviar a proposta, mas outros podem participar", disse o Pró-Reitor.

Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes

Foram contemplados projetos dos PPGs dos campi do interior: Parnaíba, na área de Biotecnologia e Bom Jesus, na área de Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas. Já os projetos do campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, atendem as áreas de Ciências Farmacêuticas, Ciências dos Materiais, Física, Matemática, Genética e Melhoramento, Alimentos e Nutrição, Ciência Animal e Comunicação.

Confira: PROPOSTAS APROVADAS - EDITAL CAPES nº 27/2013 ? PRÓ?EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL 

 

 

Fim do conteúdo da página