Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCHL: abertas inscrições para minicursos do PET História
Início do conteúdo da página

Consulta à comunidade universitária para escolha de Reitor (a) será no dia 12 de agosto; saiba como votar

Imprimir
Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 08h22

No dia 12 de agosto, de 8h as 20h, horário de Brasília, será feita a consulta à comunidade universitária para subsidiar o Conselho Universitário quanto à escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) da Universidade Federal do Piauí para o período 2020 – 2024.

O processo de consulta à comunidade universitária é coordenado e executado pela Comissão Eleitoral com o apoio de uma Comissão Técnica, constituída por servidores especializados da área de informática da UFPI.

A consulta será por meio de votação eletrônica, online, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Eleições – SIGEleição, ou pelo endereço eletrônico: www.eleicao.ufpi.br. A autenticação do eleitor no SIGEleição será realizada com login e senha, únicos e intransferíveis, os mesmos utilizados para acessar os Sistemas Integrados da UFPI. O voto será secreto e o sigilo será garantido pelo SIGEleição, que não vai identificar em qual chapa o(a) eleitor(a) votou.

Quem pode votar?

Docentes efetivos, servidores técnico-administrativos e discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do ensino presencial e a distância, Colégios Técnicos, cursos de pós-graduação stricto sensu, pós-graduação lato sensu e residências uni e multiprofissionais.

Como votar?

O SIGEleição é um dos módulos do SIGAA da UFPI que vai gerenciar o processo eleitoral de forma on-line, com isenção, lisura e segurança de dados. Para acessar, o eleitor pode clicar no módulo SIGEleição ou utilizar o endereço: eleicao.ufpi.br.

Para entrar no sistema, é necessário digitar usuário e senha já utilizados para acessar os sistemas integrados da UFPI, e responder o resultado da operação proposta. No menu Eleições, clicar em Votar. A eleição aparecerá na lista de eleições abertas, o (a) eleitor (a) deverá escolher a eleição, conferir início e fim de votação e clicar para entrar.

A urna é semelhante à urna eletrônica, o (a) eleitor (a) poderá verificar a foto do seu candidato ou candidata, o número para votação e o nome da chapa, e entrar na cabine. Na cabine de votação, irá digitar o número do candidato ou candidata e confirmar no botão verde, poderá, também, corrigir no botão laranja ou votar em branco.

Na tela seguinte, é necessário responder a pergunta de segurança. Feito isso, aparecerá a tela de confirmação do voto, onde aparecerá o nome do (a) eleitor (a), horário e data de votação, e o código do comprovante. O (a) eleitor (a) poderá imprimir o comprovante e sair do SIGEleição.

Tutorial: veja o passo a passo de como votar no SIGEleição

WhatsApp Image 2020 07 30 at 15.35.27 como votar20200806081059

Fim do conteúdo da página