Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI recebe Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva

Reitor da UFPI recebe Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva

Nessa sexta-feira (16), dia em que celebrou-se o aniversário de Teresina, foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, solenidade na qual o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes foi uma das personalidades homenageadas. O evento aconteceu às 19h, no Teatro 4 de Setembro, e fez parte da programação da Prefeitura de Teresina em comemoração aos 161 anos da cidade.

A Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva foi criada pela Lei n.º 684, de 16 de agosto de 1985, e alterada pela Lei n.º 1.473, de 17 de julho de 1990, tendo como objetivo homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços para a cidade, mas que não nasceram na capital.

A honraria é também uma forma de homenagear o fundador da cidade, José Antônio Saraiva, que transferiu a capital do Piauí de Oeiras para a Vila do Poti, em 1852, denominando-a depois Teresina, para enaltecer a Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II.

Cearense da cidade de Pindoretama, José Arimatéia Dantas Lopes é doutor em Química, docente da Universidade Federal do Piauí desde de 1978, tendo sido empossado Reitor da instituição em novembro de 2012, onde vem desenvolvendo importantes trabalhos em prol do ensino, da pesquisa e extensão no estado do Piauí.

Em seu discurso, o Reitor da UFPI falou sobre a emoção de ser um dos homenageados. "Estou muito feliz, me sinto honrado pelo recebimento dessa homenagem que representa o reconhecimento às pessoas que contribuíram de alguma forma ao desenvolvimento dessa cidade. Não nasci em Teresina, sou de Pindoretama, Ceará, mas costumo dizer que tenho dupla naturalidade, nasci me Pindoretama e renasci em Teresina".

Estiveram presentes na solenidade personagens ilustres do Estado como o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), o senador Wellington Dias (PT), a judoca Sarah Menezes, entre outras personalidades.

Segundo Firmino Filho (PSDB), a entrega da Medalha representa mais que uma homenagem, "ela é um reconhecimento do sonho de Saraiva de uma Teresina melhor para seus habitantes."

Na oportunidade, também foram homenageados: Antônio Batista de Araújo, Carlos Alberto Pereira da Silva Sousa, Delano Carneiro da Cunha Câmara, Delfim Pinto de Sá Quintela, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Expedito de Melo Rosa Falcão Filho, Fábio Núñez Novo, Fernando Bezerra de Sousa Coelho, Francisco Luiz da Silva, Gabriel Archanjo do Espírito Santo Neto, Gerardo Rebelo Filho, Ivna Gadelha Diógenes Vasconcelos, José Anselmo Oliveira Dias, José Arimatéia Dantas Lopes, José Ribamar Soares, José Pessoa Leal, Lourdes Amélia Carvalho Freitas de Sousa, Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos, Luiz Romero Lima, Marcos José Lopes Teixeira, Marcus Vinícius Furtado Coelho, Marllos Rossano Ribeiro Gonçalves de Sampaio, Maria Paixão Lopes da Silva, Neide de Jesus Carvalho, Oton Mário José Lustosa Torres, Paula Maria do Nascimento Mazullo, Vanicleudi Medeiros Nascimento de Queiroz, Vera Lúcia Gomes Prado, Zélia Saraiva Lima, Lar da Fraternidade, Orquestra Sinfônica de Teresina.