Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comissão Eleitoral para a Consulta UFPI 2020 convida a comunidade acadêmica para fazer teste piloto de votação nessa quarta-feira (05)

Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 15h09

A Comissão Eleitoral, constituída para coordenar e executar o processo de consulta à comunidade universitária bem como subsidiar o Conselho Universitário quanto à escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o período 2020 – 2024, informa que nessa quarta-feira, dia 05 de agosto de 2020, das 8h às 20h, horário de Brasília, será feito um teste piloto de votação no SIGEleição.

O SIGEleição é o sistema eletrônico que vai gerenciar o processo eleitoral de forma on-line, com isenção, lisura e segurança de dados.

Toda a comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos e estudantes) poderá participar do teste piloto. A votação será feita por meio do sistema eletrônico SIGEleição, disponível no link eleicao.ufpi.br, podendo ser acessado por qualquer computador, celular smartphone ou tablet conectado à internet. O acesso ao sistema é feito por meio do login e senha dos usuários previamente cadastrados e já utilizados nos Sistemas SIG da UFPI (por exemplo: SIGAA, SIPAC e SIGRh).

Para o teste desta quarta-feira (05) estão dispostas chapas fictícias. Na Cabine de Votação, o(a) eleitor(a) digitará o número da chapa de sua preferência com 2 (dois) dígitos e, em seguida, apertar o botão “Confirma”. A urna é semelhante à urna eletrônica, sendo necessário verificar a foto do(a) seu(sua) candidato(a), o número para votação e o nome da chapa. O(a) eleitor(a) poderá, também, corrigir o voto no botão laranja ou votar em branco.

Após votar na chapa de sua preferência e confirmar, a próxima tela trará uma pergunta de segurança, como forma de confirmar novamente a identidade do(a) eleitor(a) e o voto. Com o voto confirmado, aparecerá nome do(a) eleitor(a), horário e data de votação, e o código do comprovante. Ao final, o(a) eleitor(a) poderá imprimir o comprovante de votação e sair do SIGEleição.