Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia I Fórum de Economia Piauiense

UFPI sedia I Fórum de Economia Piauiense

Teve início na noite desta quarta-feira (14), o I Fórum de Economia Piauiense com o tema "Ciência Econômica: Um olhar sobre o desenvolvimento e a questão social''. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) faz parte da programação da Semana do Economista.

A solenidade de abertura aconteceu no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), com a divulgação do Prêmio Piauí de Monografia e a palestra sobre Economia Urbana e Desenvolvimento. O Fórum contou com a presença de autoridades, estudantes de economia, profissionais da área e demais membros da comunidade acadêmica.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente do Corecon, Francisco José de Sousa; pelo Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Pedro Vilarinho; pelo Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim; e pela chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFPI, Prof.ª Ms. Janaína Martins Vasconcelos.

Francisco José de Sousa discursa durante abertura do Fórum

De acordo com o presidente do Corecon, Francisco José de Sousa, o Fórum tem como objetivo promover discussões entre os economistas, os órgãos administrativos do estado, estudantes e toda a população acerca da economia piauiense, brasileira e internacional, com ênfase nas políticas econômicas de desenvolvimento, social e ambiental.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, a iniciativa representa uma oportunidade para debater soluções sobre a economia atual, principalmente a crise mundial, e parabeniza o Corecon pela realização do evento. "Cabe aos economistas do país, também pertencentes à massa crítica da sociedade, pensar no que fazer nesse momento de crise no qual vivemos. Aliar a economia ao desenvolvimento sustentável é um ponto muito importante a ser debatido, pois é uma forma consciente de desenvolvimento'', destaca.

Segundo Maykon Daniel Gonçalves Silva, estudante do 8° período do curso de Economia da UFPI, o evento é de grande importância e mostra o esforço do Corecon em integrar os profissionais da área e os estudantes de Economia, e também em debater assuntos da realidade econômica atual. "Debater assuntos e relacioná-los ao que foi estudado em sala de aula, aprender, discutir, fazer contatos e adquirir experiência, é o que nos motiva a participar de eventos como este''.

O I Fórum de Economia Piauiense encerra-se nesta quinta-feira (15), às 21h, com a realização de mesa redonda com o tema "A Pluralidade da Ciência Econômica''.