UFPI discute projetos agropecuários para a cidade de Corrente

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), o deputado estadual, João Madison, e o prefeito da cidade de Corrente, Jesualdo Cavalcante, para aprofundar discussão iniciada no dia 06 de agosto, sobre possíveis parcerias ligadas a projetos agropecuários na região sul do Piauí. Participaram do encontro, o Diretor do Campus de Bom Jesus, Stelio Bezerra de Lima, e a Superintendente de Comunicação, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado.

 

 

Durante a reunião, que aconteceu no Salão Nobre da reitoria, foi discutido o convênio entre a UFPI e a Prefeitura de Corrente, cidade com maior rebanho bovino do estado, para a criação de um núcleo no campus de Bom Jesus. Segundo o Reitor da UFPI, será implantado um centro de inseminação e transferência de embriões com a finalidade de melhoramento genético do gado piauiense. "Esta parceria está dentro da proposta da universidade, que é ampliar as parcerias com outras instituições e prefeituras. Nesse caso específico, estamos trabalhando no sentido de fazer um convênio com a prefeitura de Corrente, por meio do Campus de Bom Jesus, para se criar, naquela cidade, um centro de inseminação e transferência de embriões com a finalidade de melhoramento genético do gado piauiense, gerando um novo campo de estágio para os estudantes e um novo espaço para pesquisas dos docentes da instituição", afirmou.  

Segundo o deputado João Madison, a parceria com a UFPI será de grande importância para o melhoramento genético do rebanho bovino na região. "Nós temos um campo muito vasto na área da pecuária, com essa parceria com a universidade nós podemos melhorar a qualidade da genética do rebenho bovino por meio do desenvolvimento de pesquisa e qualificação, bem como dar um impulso na economia local", ressaltou o deputado. 

Deputado João Madison e o Prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcante

O prefeito da cidade de Corrente, Jesualdo Cavalcante, abordou a importância da parceria com a UFPI para o desenvolvimento econômico do sul do estado. " A parceria é muito importante, pois se volta para a atividade econômica predominante da região, que é a pecuária, nós teremos todas as oportunidades no sentido de melhorar ainda mais a atividade de criação para dar suporte e a qualificação para desenvolvimento da economia", destacou o prefeito . 

O diretor do Campus de Bom Jesus, professor Stelio Bezerra de Lima, mencionou os benefícios que a parceria trará para a comunicade acadêmica. " É importante primeiro para a UFPI, pois ela amplia ainda mais sua área de atuação efetiva; para o campus de Bom Jesus que lida diretamente com cursos voltados para as ciências agrárias, vai possibilitar um suporte técnico e aumentar a pesquisa com vistas a extensão para os discentes; e para a própria região que vai receber uma nova estrutura para desenvolvimento de uma atividade que é de grande importância econômica", afirmou.