Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Olimpíada Nacional de Ciências é coordenada por professor da UFPI

Olimpíada Nacional de Ciências é coordenada por professor da UFPI

Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 10h21

Na noite desta terça-feira, 28, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu um Bate Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia que teve como tema "Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)". Estiveram presentes na transmissão ao vivo no YouTube, Marcelo Morales, Secretário de Pesquisa e Formação do MCTI; Prof. Dr. Jean Calos, Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências e professor efetivo da UFPI; e demais coordenadores da pasta.

xc c cvcv.PNG

Foto: A transmissão foi realizada no canal do MCTI. Reprodução/YouTube

A Olimpíada Nacional de Ciências terá sua primeira fase online nos dias 6 e 7 de agosto. Escolas de todo o Brasil com alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio têm até 4 de agosto para inscreverem. A inscrição é gratuita e de acordo com o Mistério mais de 2 milhões de alunos já estão registrados para participar.

No Bate Papo, o professor Jean Carlos destacou a importância da ONC para o desenvolvimento do conhecimento científico. “A olimpíada tem como objetivo, em primeiro lugar, a divulgação das ciências. Um dos maiores objetivos que a gente tem, porque quanto mais as pessoas têm o conhecimento, menos reféns elas ficam das falsas informações de um modo geral”, disse.

2.PNG

Foto: Prof. Dr. Jean Calos, Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências

Nesta edição, de acordo com o Ministério, a competição deverá abranger conteúdos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. O professor Jean Carlos explica que por causa da pandemia do novo coronavírus, este ano os participantes de todos os níveis farão as provas da primeira fase totalmente online. “A primeira fase da ONC acontecia presencialmente nas escolas. Com o advento da pandemia, pensamos a prova totalmente digital e não necessariamente online, o que pode ser feita pelo aluno sem estar conectado à internet. Os estudantes podem fazer as provas na escola, na residência, basta abaixar o aplicativo e resolver as 20 questões. Cada estudante terá uma prova diferente, no mesmo conteúdo e no mesmo grau de dificuldade”, explica.

A ONC é uma ação de popularização de ciência do MCTI e faz parte do programa Ciência na Escola. É uma realização da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Confira a live completa aqui.