Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Edufpi publica dois livros sobre protocolos de tratamento da COVID - 19
Início do conteúdo da página

Edufpi publica dois livros sobre protocolos de tratamento da COVID - 19

Imprimir
Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 10h11

WhatsApp Image 2020 07 20 at 16.40.2020200720185706

 

A Edufpi, Editora da Universidade Federal do Piauí, realizou o lançamento de dois novos livros que abordam temas relacionados à COVID - 19. 

Os livros "Protocolo para atendimento da COVID - 19 na atenção primária e hospitalar", organizado pela médica Tauany Izabel Santos Freitas; e "Protocolo de tratamento pré-hospitalar COVID - 19", organizado pelo médico Sabas Carlos Vieira; juntamente com um grupo de médicos do estado de Pernambuco; apresentam instruções sobre os cuidados com os pacientes.

"É uma doença ainda sem uma vacina ou tratamento específico. A recomendação inicial do Ministério da Saúde no Brasil em Março de 2020 era que o paciente ficasse em casa e só procurasse os serviços de saúde se apresentasse falta de ar. Estudos in vitro, in vivo e pequenas séries de casos começaram a ser publicados no final de março de 2020 reportando a ação contra o SARS-CoV-2 e diminuição da carga viral em pacientes com Covid 19. Grupos de médicos de todo o país começaram a questionar a recomendação do Ministério da Saúde, como o Grupo Coronavírus do Piauí e o Grupo Médicos pela Vida de Recife, que publicou esta recomendação que apresentamos aqui. Sabemos que o desafio é grande, mas vários estudos apontam que a abordagem precoce do tratamento diminui a necessidade de internação e leitos de Terapia Intensiva. Enquanto aguardamos estudos randomizados que possa clarear de forma definitiva a melhor estratégia, devemos oferecer aos pacientes a terapêutica baseada na melhor evidência disponível no momento", explica o Dr. Sabas Carlos Vieira.

Segundo Tauany Freitas, as recomendações do “Protocolo para atendimento da Covid-19 na atenção primária e hospitalar” foram baseadas em outros protocolos já instaurados, em especial o do Piauí, com participação da Dra. Marina Bucar. "Além do conhecimento acumulado ao longo dos meses, ao acompanhar os casos de Covid-19 e seus resultados clínicos-terapêuticos. A sua elaboração e implantação em Carmópolis de Minas teve como objetivo a busca de soluções para mitigar os efeitos da pandemia, além da garantia da equidade e universalização do tratamento por meio do SUS, sendo este instituído o mais precocemente possível, a fim de evitar que o paciente evolua para as fases mais avançadas da doença. Tenho certeza do quanto foi importante semear esse conhecimento e tê-lo colocado em prática. Posso assim dizer que com a graça de Deus estamos sim, salvando vidas!", afirma. 

WhatsApp Image 2020 07 20 at 16.40.4720200720182610

Confira os livros acessando o link: https://ufpi.br/e-book-edufpi

 

Fim do conteúdo da página