Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inicia a I semana de Comunicação da UFPI

Inicia a I semana de Comunicação da UFPI

A I semana de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) começou nessa segunda-feira (12) com o tema "Perspectivas do Mercado em Comunicação". Realizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), em parceria com o Departamento de Comunicação Social (DCS), o evento acontece até o dia 14 de agosto.

Mesa Redonda de Jornalismo Político: Fábio Novo, Marcos Melo e Elivaldo Barbosa

O primeiro dia do evento contou com a participação de profissionais da área de jornalismo político e ambiental, reconhecidos no mercado, que apresentaram suas experiências, proporcionando interação com alunos e professores de jornalismo. Participaram da mesa redonda, o deputado estadual e jornalista Fábio Novo, e os jornalistas Marcos Melo e Elivaldo Barbosa.

O deputado Fábio Novo relembrou suas primeiras experiências como jornalista político e falou sobre as grandes oportunidades que esse segmento oferece aos profissionais da área. Elivaldo Barbosa falou acerca da importância da cobertura política. "O jornalismo político é o segmento que se relaciona a tudo na sociedade. Está presente em todas as decisões. Todos os veículos têm um olhar especial sobre a cobertura política. É preciso que quem esteja à frente do poder dê satisfações à sociedade e o jornalismo político faz esse elo", disse o jornalista.

Ainda no primeiro dia da Semana de Comunicação foi proferida palestra sobre Jornalismo Ambiental pela Professora Me. Gaia Cavalcante. Segundo a professora, a pauta ambiental aborda o Meio Ambiente, bem como sua relação com o meio físico, biológico, político, cultural, social e econômico. "Diante dos problemas sociais e ambientais cada vez mais evidentes, o Jornalismo Ambiental, além de informar, conscientiza para formar cidadãos", disse.

Palestra sobre Jornalismo Ambiental ministrada pela Professora Me. Gaia Cavalcante

O estudante Nehemias Lima, coordenador de Comunicação do CACOS, afirma que o intuito do evento é avaliar a atuação das diversas áreas do jornalismo no mercado, destacando suas especificidades, as dificuldades enfrentadas, seu espaço de produção, interesse público e perspectivas de trabalho. Com isso, o evento visa estimular jornalistas, professores e estudantes da área a debater sobre a atuação e qualificação da formação profissional.