Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CPCE: grupo de pesquisa EPMIP desenvolve estudos com Spodoptera frugiperda
Início do conteúdo da página

CPCE: grupo de pesquisa EPMIP desenvolve estudos com Spodoptera frugiperda

Imprimir
Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 09h02

Dentre as linhas de pesquisa executadas pelo Grupo de Experimentação e Pesquisa em Manejo Integrado de Pragas (EPMIP), do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), toxicologia, controle biológico, resistência de plantas Bt ao complexo Spodoptera são objetivos de pesquisas do grupo. Atualmente, o EPMIP tem avaliado a toxicologia residual e mortalidade de misturas de produtos fitossanitários sob S. frugiperda na cultura do milho. 

 Foto 0120200716085633

A Profa. Dra. Luciana Barboza explica que aSpodoptera frugiperda, popularmente conhecida como lagarta-do-cartucho, possui grande importância agrícola. “Praga altamente polífaga e destrutiva, considerada praga-chave na cultura do milho. O grande enfoque nos dias de hoje é a resistência dessa espécie a métodos de controle, como já foi relatado resistência a algumas proteínas inseticidas Cry (presentes nas plantas geneticamente modificadas), além de alguns inseticidas não serem mais potencialmente efetivos no controle desta praga”, diz.

Ela ainda alerta que o método de controle mais utilizado pelos produtores para o manejo desta praga é o uso de inseticidas. “E os agricultores visando reduzir custos de produção, este produto vem sendo aplicado em misturas com outros produtos fitossanitários (a exemplo de fungicidas e herbicidas)”, ressalta Luciana.

Os estudos com S. frugiperda, possuem parceria com os professores Luciana Barboza Silva (UFPI), Raul Guedes e Eliseu Guedes Pereira (ambos da UFV). E envolvem estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Agronômica: Neurandi Sobrinho da Rocha, Lorrana Francisca Oliveira de Almeida e pós-graduando em Ciências Agrárias Alisson Franco Torres da Silva.

“Desta maneira, os resultados dessa pesquisa são de grande importância para Manejo Integrado de Pragas (MIP) e consequentemente para os agricultores, principalmente da região do Sul do Piauí”, finaliza a Profa. Luciana.

Confira fotos:

1 120200716090018

2 120200716090118

Fim do conteúdo da página