Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Olimpíada Nacional de Ciências está com as inscrições abertas

Olimpíada Nacional de Ciências está com as inscrições abertas

Última atualização em Sábado, 11 de Julho de 2020, 13h09

Administrada pela FADEX, a Olimpíada é gratuita e espera receber mais de 4 milhões de inscrições.

WhatsApp Image 2020-07-11 at 12.03.03.jpeg

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020 está com as inscrições abertas até o dia 4 de agosto. Nesse ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a primeira etapa será virtual. Nacionalmente, a olimpíada é administrada pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O cenário mundial, diante do enfrentamento do coronavírus, ressalta mais ainda a relevância de incentivar, desde cedo, o estudo da ciência. Segundo Jean Catapreta, coordenador nacional da ONC e professor da UFPI, as olimpíadas estimulam a prática da investigação científica, o trabalho em equipe, reforça hábitos de estudo e vínculos de cooperação entre equipes de estudantes e professores.

“O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de ensino em ciências na educação básica, e em particular da Astronomia, da Biologia, da Física, da História e da Química; promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência; ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional”, explicou o coordenador nacional da ONC.

O exame é destinado aos alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio; e também estudantes da 4ª série do Ensino Técnico. Desde 2016, mais de 2,3 milhões de estudantes já participaram da olimpíada e a expectativa é que mais de 4 milhões de estudantes, de 3.500 municípios diferentes, participem nesse ano. As escolas e seus representantes podem inscrever os alunos de forma gratuita pelo site da ONC (onciencias.org).

“Está em desenvolvimento um sistema digital de aplicação de provas, no qual o aluno pode fazer suas provas em um computador, notebook, tablet ou smartphone com acesso à internet. O estudante poderá fazer a prova na sua própria escola, na sua casa, em qualquer lugar. Já a 2ª fase, que tem necessidade de ser presencial, está aguardando as definições de governos estaduais e municipais para que se decida sobre a forma da sua realização”, afirmou o professor Jean Catapreta.

A prova é elaborada pelas entidades científicas que compõem a base da ONC, que são: Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e o departamento de história da UNICAMP.

“Estas associações científicas indicam representantes que elaboram os exames de maneira totalmente interdisciplinar, ou seja, a ONC não tem questões específicas de uma destas ciências. Todas as questões são desafios que eles resolvem utilizando os conhecimentos adquiridos nestas ciências”, explicou Jean Catapreta.

A FADEX coordenada administrativamente a ONC, gerenciando toda a parte financeira do projeto. A entidade está presente na gestão técnica administrativa da ONC desde a 1ª edição, que ocorreu no ano de 2016.