O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Automontagem Supramolecular (LAS), do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), intitulado "Nano-Assembled Supramolecular Films from Chitosan-Stabilized Gold Nanoparticles and Cobalt (II) Phthalocyanine", foi escolhido para ser capa da nova edição do Journal of the Brazilian Chemical Society (revista Qualis A2 na CAPES).
As pesquisas, coordenadas pelo Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva, tiveram a colaboração do Instituto Catalã de Nanotecnologia (Barcelona-Espanha) e da Universidade de São Paulo (campus de São Carlos).
O estudo baseou-se na análise fundamental das propriedades físico-químicas de materiais híbridos constituídos por quitosana (biopolímero), nanopartículas de ouro e um composto inorgânico de cobalto. Além do professor Welter, participaram deste trabalho as alunas Anna Thaise, Lourdes Cristina e Andreane Coelho, com colaboração dos professores Arben Merkoci (ICN-Barcelona) e Frank Crespilho (USP-São Carlos), e o doutorando Marccus Vinicius (UFABC).
"Ficamos felizes e honrados em dar visibilidade às pesquisas científicas desenvolvidas no estado do Piauí. Sabemos que a escolha de um determinado trabalho para ser capa de uma revista internacional envolve critérios rigorosos, entre estes, o impacto que a pesquisa pode contribuir no desenvolvimento de sua área. Realmente este trabalho agrega grande valor científico, pois envolve um grupo multidisciplinar que investiga e discute os fenômenos químicos sob diversas perspectivas. Uma ferramenta útil para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços", disse Cantanhêde.
Atualmente, o professor Welter Cantanhêde é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI e da Câmara Técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (área de Ciências Exatas).
Acesse aqui a edição da revista: http://www.jbcs.sbq.org.br/.