Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Estudos sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental publica manuscrito em periódico internacional

Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 17h12

Docentes do Grupo de Estudos sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental (GEEVSM) tiveram manuscrito de um protocolo de estudo realizado pelo grupo publicado na BMJ OPEN, periódico internacional que possui fator de impacto (JCR=2.5). Os Professores integram o Departamento de Enfermagem, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (FIOCRUZ/RENASF/UFPI) e o Mestrado em Ciências e Saúde da UFPI. O estudo foi realizado em parceria com docentes da UFES e USP.

Desde o início da pandemia os docentes têm desenvolvido estudos que avaliam o impacto da pandemia na saúde mental da população. Esse estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Fernando José Guedes da Silva Júnior, em parceria com as Profas. Dras. Jaqueline Carvalho e Silva Sales e Claudete Ferreira de Souza Monteiro. Ainda no mês de março o estudo obteve êxito no cadastramento do protocolo de revisão sistemática na PROSPERO - base séria do Centre of Reviews and Dissemination, da Universidade de York, e que é financiada pelo National Institute for Health Research (NIHR). E recentemente, o protocolo do estudo, intitulado: “The impact of COVID-19 pandemic on mental health of young people and adults: a systematic review protocol of observational studies”, foi publicado na BMJ OPEN.

WhatsApp Image 2020 07 09 at 12.13.0220200709125921
Profa. Dra. Jaqueline Carvalho e Silva Sales

WhatsApp Image 2020 07 09 at 15.41.3520200709170348
Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro

"O objetivo do estudo é sintetizar criticamente as evidências científicas sobre o impacto da pandemia de coronavírus na saúde mental de jovens e adultos", destaca o Prof. Dr. Fernando José Guedes da Silva Júnior. O manuscrito publicado é o protocolo de uma revisão sistemática realizada nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, ISI of Knowledge via Web of Science, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), Excerpta Medica database (EMBASE), SCOPUS, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS),  Psychology Information (PsycINFO) and Chinese National Knowledge Infrastructure (CNKI).

WhatsApp Image 2020 07 09 at 12.12.3920200709125328
Prof. Dr. Fernando José Guedes da Silva Júnior

Inicialmente, o protocolo desse estudo foi registrado na PROSPERO - um centro de revisões e disseminação de informação científica, da Universidade de York. "A socialização do protocolo pelo periódico mostra para comunidade acadêmica e cientifica que existem pesquisadores brasileiros que já vem buscando respostas relacionadas ao impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental de adultos, evitando o desenvolvimento de estudos similares", pontua Fernando.

A publicação nesse periódico, com fator de impacto 2,5, dá visibilidade aos pesquisadores e a pós-graduação da UFPI. O estudo permanece em andamento.