Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa demonstra a composição florística de 171 espécies do Campus Ministro Petrônio Portella

Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 16h59

O artigo intitulado: “ARBORIZAÇÃO, PAISAGISMO E ORNAMENTAÇÃO: COMPOSIÇÃO VEGETAL NO CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, TERESINA, PIAUÍ, BRASIL”, foi publicado na revista Equador (Revista da Pós-graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI). A pesquisa foi realizada por discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI), em parceria com docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

08.07.20 arvoresufpi.png

O trabalho abordou o levantamento das espécies vegetais que são utilizadas na arborização, ornamentação e paisagismo do referido campus. Na pesquisa foram identificadas 171 espécies de 121 gêneros e 58 famílias botânicas. Os resultados dessa pesquisa visaram contribuir com dados florísticos, revelando-se como a terceira Universidade mais rica em número de espécies, em relação aos trabalhos publicados cientificamente em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Tendo em vista que este trabalho é pioneiro na divulgação da listagem de espécies na área em epígrafe, os dados apresentados podem subsidiar a elaboração de um plano de gestão de arborização da instituição, mas também contribuir para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental com os seus visitantes, bem como da população, em geral.

08.07.20 2.png

Os autores da pesquisa foram a Joana Darc Costa Pereira, egressa do curso de Ciências Biológicas da UESPI e atualmente Mestranda (TROPEN/UFPI); Lorran André Moraes, egresso do curso de Ciências Biológicas da UFPI/UESPI e atualmente doutorando na rede PRODEMA/UFPI; Karen Veloso Ribeiro, egressa do curso de Ciências Biológicas da UFPI e atualmente doutoranda na rede PRODEMA/UFPI; A Profa. Dra. Gardene Maria de Sousa do Departamento de Biologia ( CCN/UFPI) e o Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e orientador na PRODEMA/UFPI.

Confira o artigo científico completo em: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10381