O grupo de pesquisa "Experimentação e Pesquisas em Manejo Integrado de Pragas (EPMIP)", co Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), desenvolve diversos projetos, dentre eles o de criação do inseto Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae). O objetivo da ação é desenvolver dietas economicamente viáveis e ecologicamente corretas com uso de resíduos orgânicos como alimento dos insetos. O T. molitor tem potencial de se alimentar de resíduos orgânicos de baixo valor comercial e convertê-los em biomassa rica em proteínas (aproximadamente 50%), ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. Por este motivo suas larvas são consideradas uma fonte alternativa de proteína para a alimentação humana e animal.
Foram realizadas pesquisas com o uso de resíduo orgânico na alimentação dos insetos e seus efeitos no desenvolvimento e na composição bromatológico e mineral da farinha das larvas. E estão em andamento experimentos como a utilização desta farinha na alimentação de frangos de corte. A Profa. Dra. Luciana Barboza explica que "as pesquisas do grupo têm como propósito reduzir os custos de produção do T. molitor, favorecendo sua criação massal de baixo custo, e o uso deste inseto na alimentação de aves como uma ferramenta para mitigar os impactos ambientais, buscando maior sustentabilidade do setor avícola", comenta.
Os projetos envolvendo a criação de utilização da farinha do T. molitor possuem parceria com os professores Luciana Barboza Silva, Stélio B. P. de Lima e Leilane R. B. Dourado, e envolvem estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas (Bianca Fernandes, Marcos Serpa, Ricardo de Jesus Fialho, Sandra Silva, Thayline Rodrigues) e Zootecnia (Alison Feitosa, Lohany Santos, Reneton Gomes) e a pós-doutoranda Elainy C. Lopes.
Dieta para a criação de T.molitor, à base de resíduos orgânicos
Criação de Tenebrio Molitor
Produção de larvas de T. molitor
Farinha de larvas de T. molitor
Bolo com larva de T. molitor como ingrediente