Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor visita Oeiras para discutir implantação de campus no município

Reitor visita Oeiras para discutir implantação de campus no município

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, participou de Audiência Pública convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Letiano Vieira. Participaram da comitiva a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Socorro Leal Lopes; o Pró-reitor de Planejamento, Edilberto Lopes; a Superintendente de Comunicação, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado; e Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Prof. Dr. Neto Sinimbu. O objetivo da visita a Oeiras foi discutir a implantação do campus da UFPI na cidade.

Participantes da reunião na Prefeitura

A visita técnica começou com uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Oeiras, envolvendo o Prefeito Lukano Sá (PSB); o Superintendente de Representação do Estado em Brasília, B. Sá; o Deputado Estadual, Mauro Tapety Jr. (PMDB); secretários municipais e vereadores da cidade.

Reunião na Prefeitura

Em sua fala, o reitor da UFPI disse que a universidade cumpre com a parte que lhe cabe na elaboração do projeto, mas que é imprescindível a união da população, como também dos políticos, para que a instalação do campus da UFPI - Universidade do Vale do Canindé - possa acontecer.

A audiência pública contou com a participação do Ministério Público, estudantes, moradores do município de Oeiras, prefeitos das regiões circunvizinhas, professores, representantes de movimentos populares e de Organizações Não Governamentais e entidades religiosas. Entre as falas daqueles que se manifestaram na ocasião, foi possível observar em sua maioria a união de oeirenses de diferentes partidos e grupos políticos em torno da luta pela implantação do campus.

Plateia formada de estudantes, políticos e demais representantes da sociedade

Agronomia, Arquitetura, Direito e Veterinária foram os quatro cursos apontados pela comunidade para serem oferecidos pela Universidade Vale do Canindé, como deverá se chamar o campus da UFPI em Oeiras. A opção por outros dois cursos ainda será discutida pelos grêmios estudantis, que deverão escolher entre Música, Turismo, Radiologia, Pedagogia, Farmácia, Psicologia e Tecnologia da Informação.

O Reitor afirmou que, quanto mais a população participar, maior será a legitimidade do pleito. Segundo ele, "se o trâmite burocrático ocorrer normalmente, dentro de dois anos o campus estará funcionando".

O deputado federal Assis Carvalho (PT) afirmou que, se o cronograma for cumprido, será possível colocar R$ 350 milhões para expansão das universidades federais, no Plano Plurianual do Governo Federal, incluindo a instalação da Universidade Vale do Canindé.

Assis Carvalho, deputado federal

Durante a audiência, o reitor colocou ainda que a Universidade tem uma dívida histórica com a cidade de Oeiras e que a instalação do campus é uma forma de superar o que foi tirado do município no passado.

O deputado Assis Carvalho enfatizou também a necessidade de deixar de lado as disputas partidárias para que o foco seja o desenvolvimento da cidade de Oeiras, sendo, para isto, prioritários os investimentos em Educação.

O pensamento de Assis Carvalho foi corroborado pelo Prefeito Lukano Sá (PSB), pelo Deputado Mauro Tapety (PMDB) e pelo ex-Deputado B. Sá.

Também estiveram presentes na audiência o vereador, Nilson Miranda (PTN); e o ex-candidato a prefeito, Edmilson Carvalho (PT), além de prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, como Santo Inácio, São Francisco de Assis, São Francisco e Santa Rosa. O campus da UFPI em Oeiras irá beneficiar todos os municípios do território Vale do Canindé.

Terreno da futura sede da UFPI em Oeiras

Escolha do terreno para instalar a UFPI em Oeiras