Na manhã da última quinta-feira (08), foi divulgado o resultado do edital para o Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), que convocou pesquisadores a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro para pesquisas no âmbito do Sistema Único de Saúde no Piauí. Na data, aconteceu a assinatura simbólica do termo de outorga para os 26 projetos recomendados no Programa Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em Saúde (PPSUS). Dos 26 projetos aprovados, que receberão financiamento, 23 são propostas coordenadas por professores da Universidade Federal do Piauí; sendo que as onze propostas recomendadas com Prioridade-1 são todas de docentes-pesquisadores da UFPI.
Estiveram presentes na solenidade pesquisadores reitores das Instituições de Ensino Superior no Piauí, funcionários da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e o governador Wilson Martins. O reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes, falou do papel da Fapepi como instituição parceira no fomento da pesquisa no Piauí: "Esta fundação colabora muito para o desenvolvimento da pós-graduação e de todos que fazem pesquisa neste Estado. Os pesquisadores agradecem muito a Fapepi e esperam um aporte cada vez maior de recursos para o desenvolvimento do Piauí".
Além do número expressivo de projetos contemplados no edital, a professora Dr.ª Ana Roberta Vilarouca da Silva, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), recebeu o prêmio de melhor projeto do PPSUS com o trabalho intitulado Síndrome Metabólica entre adolescentes: prevalência e intervenções educativas. É a segunda vez que a docente tem projeto aprovado em editais da Fapepi, sendo o primeiro contemplado no edital do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores, também chamado de Programa Primeiros Projetos (PPP), parceria entre Fapepi e CNPq. "Ter sido aprovado em primeiro lugar é reflexo de muito trabalho e determinação", disse Ana Roberta ao manifestar sua alegria pela aprovação do segundo projeto.
Prof.ª Dr.ª Ana Roberta Vilarouca da Silva, do Campus de Picos, recebeu prêmio de melhor projeto do edital PPSUS
Ana Roberta Vilarouca acredita que editais como o PPSUS contribuem para o crescimento intelectual dos alunos e retorno para sociedade."Editais como o PPSUS incentivam a pesquisa no estado do Piauí, tanto na capital quanto no interior. Este patrocínio à pesquisa e estas parcerias auxiliam no crescimento da UFPI como centro de pesquisa, embasam as ações do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e nos dá frutos como publicações em revistas de reconhecimento nacional e internacional", afirmou a docente-pesquisadora, que também agradeceu à direção da Fapepi pela homenagem recebida.
Segundo a docente, os recursos do finaciamento permitirão a compra de equipamentos que serão utilizados no projeto, como computador e impressora; e também para o pagamento dos exames laboratoriais que identificam a síndrome metabólica (glicemia, triglicerides, HDL colesterol, insulina, entre outros).
Por meio do projeto "Síndrome Metabólica entre adolescentes: prevalência e intervenções educativas", a comunidade terá acesso a exames sem custos e acompanhamento com sessões de educação em saúde; tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas estaduais do município de Picos. Além de prestar serviço à comunidade, o projeto também envolve profissionais e acadêmicos das áreas de Enfermagem e Nutrição, ampliando a visão destes para o mestrado e o doutorado. Integram a equipe de pesquisa:
1 - Ana Roberta Vilarouca da Silva. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora da proposta. Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva/CNPq/UFPI (GPESC). Docente da UFPI/CSHNB/Picos
2 - Ana Karla Sousa de Oliveira - Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do GPESC. Docente da UFPI/CSHNB/Picos
3 - Luísa Helena de Oliveira Lima - Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Membro do GPESC. Docente da UFPI/CSHNB/Picos
4 - Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas - Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Membro do GPESC. Docente da UFPI/CAFS/Floriano
5 - Cinthia Rodarte Parreira - Nutricionista. Mestre em Nutrição. Docente da UFPI/CSHNB/Picos
6 - Layla Gonçalves do Nascimento Macêdo - Acadêmica de Enfermagem UFPI/CSHNB. Membro do GPESC. Bolsista ICV/UFPI.
7 - Ionara Holanda de Moura - Acadêmica de Enfermagem UFPI/CSHNB. Membro do GPESC.
8 - Abiúde Nadabe e Silva - Acadêmica de Enfermagem UFPI/CSHNB. Membro do GPESC.
9 - Luana Savana Nascimento de Sousa - Acadêmica de Enfermagem UFPI/CSHNB. Membro do GPESC. Bolsista PIBIC/UFPI.
10 - Gigliolla de Moura Macêdo - Acadêmica de Enfermagem UFPI/CSHNB. Membro do GPESC. Bolsista ICV/UFPI.
11 - Rayane Carvalho de Moura - Acadêmica de Nutrição UFPI/CSHNB. Membro do GPESC. Bolsista ICV/UFPI.
Professores da UFPI dos Campi Floriano e Picos que tiveram projetos aprovados no PPSUS
Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS)
O PPSUS é resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa tem por finalidade fortalecer as capacidades locais de pesquisa, apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, desconcentrar o investimento e financiar pesquisas em temas prioritários relacionados à gestão do setor e a atenção à saúde prestada à população brasileira. Ao todo foram investidos mais de R$ 1 milhão nos projetos selecionados.
Confira o resultado final do EDITAL FAPEPI/SESAPI/MS/CNPq/ N.º 003/2013 - Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).
Durante a solenidade de outorga dos 26 projetos aprovados para financiamento do PPSUS, a direção da Fapepi anunciou a abertura das inscrições para o edital do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), que busca atrair e contribuir para a fixação de doutores em instituições públicas e privadas de ensino superior e para o edital programa bolsas de doutorado e auxílio para docentes de instituições públicas de ensino superior. Ao todo serão investidos R$ 5 milhões nos dois editais.
No ano em a Fapepi completa 20 anos, o governo estadual investe em editais de fomento à pesquisa como forma de fixar pesquisadores no Piauí e incentivar a cultura da pesquisa. "Não existe outro caminho para crescer se não for pelo conhecimento e qualificação pessoal. Por isso temos dado passos mais largos no desenvolvimento das pessoas", disse o governador Wilson Martins.
Confira os editais em vigência da Fapepi.
Com informações: Ascom Fapepi
Fotos: Arquivo pessoal Prof.ª Dr.ª Ana Roberta Vilarouca