Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Consun aprova consulta à comunidade acadêmica dia 12 de agosto para escolha de reitor (a) e vice

Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 21h56

Na tarde desta terça (16), o Conselho Universitário ( Consun/UFPI) realizou a segunda reunião por videoconferência com transmissão para a comunidade, em que foi aprovado por 23 votos a 16 a data de 12 de agosto para a realização da consulta à comunidade acadêmica como parte dos processos para a escolha de reitor(a) e vice-reitor (a) da Instituição.

Antes disso, por unanimidade, os conselheiros aprovaram a realização da consulta à comunidade, mesmo sendo este processo facultativo para a escolha dos novos gestores da Universidade. Segundo a legislação, a votação obrigatória deve ocorrer no Conselho Universitário e, a partir daí, haver a elaboração da lista tríplice a ser enviada para escolha final do MEC até dia 18 de setembro de 2020. O Reitor explicou ainda que a legislação não obriga o Consun a seguir a escolha da comunidade universitária, mas, ele defende que os conselheiros respeitem a decisão da maioria.

foto reitor consun.png

Presidente do Consun, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

“ O que é obrigatório é a eleição no colegiado eleitoral, já a consulta à comunidade acadêmica é facultativa, mas defendemos que seja realizada! E são dois processos independentes”, disse o presidente do Consun, Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes.

WhatsApp Image 2020-06-16 at 21.48.02.jpeg

Larissa Lins e Jacob Fernandes, da equipe de TI da UFRN, durante apresentação do Sig Eleição, plataforma para votação remota

“Muitas universidades federais fizeram, como é o caso da UFERSA ( Univ. Federal Rural do Semi-Árido) nessa segunda-feira (15), uma consulta à comunidade para escolha de Reitor usando o software Sig Eleição - tecnologia para votação remota desenvolvida pela UFRN ( Univer. Federal do Rio Grande do Norte). Pois, se for aprovada a realização da consulta na modalidade remota, certamente usaremos o módulo Sig Eleição”, disse o Reitor ao agradecer à equipe de TI da UFRN, que fez uma apresentação remota das principais funcionalidades e tirou dúvidas dos conselheiros de como ocorrem as votações pela plataforma. Segundo os desenvolvedores, mais de 1700 processos eleitorais já foram realizados pelo SIG Eleição desde que a tecnologia foi criada em 2011.

Em próximas reuniões do Consun, com datas a serem marcadas, haverá novas votações a respeito do processo eleitoral na UFPI, como a escolha da modalidade da consulta à comunidade, por internet via Sig Eleição, por drive thru ou eventualmente presencial; a criação da comissão eleitoral; inscrição de candidaturas, bem como definir os regimentos da consulta e da eleição, além de debates eleitorais.

Os mandatos do atual reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e da vice-reitora Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira encerram em 18 de novembro de 2020.

regina.png

Profa. Dra. Regina Mendes, Diretora de Governança/Proplan, durante apresentaçao do PDI

Na sessão do Consun desta terça, houve também a apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) da UFPI. O parecer da relatora Profa. Dra. Keylla Urtiga recomendou o documento ser posto em diligência e retornar para ajustes à Diretoria de Governança. O PDI voltará à apreciação no Consun em sessão futura.

keylla.png

Profa. Dra. Keylla Urtiga - relatora do Processo do PDI