Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pela primeira vez, Conselho Universitário da UFPI realiza reunião com transmissão ao vivo para comunidade

Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2020, 13h53

WhatsApp Image 2020-06-10 at 09.23.55.jpeg

Transmissão ao vivo ocorreu na Canal da UFPI TV no YouTube

A primeira reunião do Conselho Universitário ( Consun) da UFPI, após a suspensão das atividades presencias na Instituição por conta da Pandemia da covid-19, ocorreu na tarde da terça, dia 9, de forma online e com transmissão ao vivo pelo canal da UFPI TV no YouTube. A transmissão foi possível graças ao trabalho de equipes das Superintendências de Comunicação (SCS) e de Tecnologia da Informação ( STI).

A transmissão experimental da reunião teve a proposta de facilitar o acesso do público para acompanhar as votações do Consun, que reúne integrantes dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão ( CEPEX) e Administrativo (CAD) da UFPI.

WhatsApp Image 2020-06-10 at 09.23.42.jpeg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI e presidente do CONSUN

O presidente do Consun, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, diz que reuniões com transmissão ao vivo do Conselho passarão a ser frequentes na Universidade. “Fazer as transmissões ao vivo do Conselho é algo que já desejávamos fazer há algum tempo, para dar mais transparência às decisões do colegiado, mas, por questões técnicas, não havia sido possível ainda. Mas agora esse modelo de reunião experimental realizado via conferência tornou mais fácil realizar. Agradecemos à SCS e STI pelo suporte nessa transmissão”, falou.

Com mais de seis horas de duração, a reunião apreciou 14 dos 15 pontos que estavam em pauta. O vídeo da transmissão está disponível na íntegra no link:https://www.youtube.com/watch?v=sY3Lb-uMjYc

WhatsApp Image 2020-06-10 at 14.45.56.jpeg

Superintendente de Comunicação, Profa. Dra. Jacqueline Dourado

“Dentro do cenário de pandemia, é preciso trabalhar alternativas criativas com o apoio das TICs. Sonhávamos poder transmitir as reuniões e fazia parte do nosso planejamento. Mas havia limitações técnicas. Agora, com a UfpiTV, ainda experimental e pela internet, acredito que possamos dar visibilidade às pautas, votações e discussões dos Conselhos Superiores. Dessa forma podemos sempre trabalhar por uma gestão transparente. Temos sempre o risco de transmissão: oscilação de velocidade de internet, energia, entres outros. Mas procuramos sempre fazer de forma competente com o apoio do STI”, avalia a Superintendente de Comunicação, Profa. Dra. Jacqueline Dourado.

euclydes  pessoal.jpeg

Euclydes Melo, Superintendente de Tecnologia da Informação

"Essa transmissão, ainda que em caráter experimental, estabelece um marco para a comunidade ufpiana e toda sociedade que acompanha as ações da UFPI. Estamos nos apropriando, juntamente e com apoio da SCS, das tecnologias pertinentes à difusão de conteúdo multimídia (streaming) de modo a aperfeiçoar, a cada transmissão, a experiência dos participantes e espectadores. Essa transmissão experimental foi importante para vivenciamos alguns problemas técnicos e aprendermos como evitá-los ou contorná-los ao vivo. Destacamos, ainda, que — além da transmissão ao vivo, que favorece a transparência e publicidade — a reunião é gravada como forma de contingência e segurança caso falhas na transmissão ocorram.", pondera Euclydes Melo, Superintendente de Tecnologia da Informação.

WhatsApp Image 2020-06-10 at 15.44.36 (1).jpeg

Servidores da SCS, que atuaram na transmissão da reunião do Consun: Manoel Eduardo ( à esquerda) e Romário Farias

O recurso de realização online de reuniões e transmissão ao vivo de Conselhos Superiores também ocorre em diversas universidades federal, como UFOP, UFMS, UFSC, UGV, entre outras.