Em tempos de pandemia e cortes sucessivos nos direitos sociais historicamente conquistados pela classe trabalhadora brasileira, torna-se necessária uma obra como “O perfil socioeducacional dos discentes da Licenciatura em Educação do Campo: impasses e desafios na luta dos camponeses pela democratização da Universidade”. O livro é de autoria dos professores Ozaias Antonio Batista e Maria do Socorro Pereira da Silva, da área de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A obra é uma importante referência para se pensar as condições dos estudantes do campo – suas especificidades políticas, pedagógicas e socioculturais.
As produções até então elaboradas sobre Educação do Campo foram, são e serão de fundamental importância para a expansão e o amadurecimento das LEDOCs (Licenciaturas em Educação do Campo) pelo Brasil. O material, contudo, toma como ponto de partida algumas reflexões, críticas e ideias acumuladas nesse percurso, incentivando a reflexão sobre o próprio contexto e os indivíduos que dele fazem parte, sistematizando experiências com e para os sujeitos da Educação do Campo que vivem no sul do Piauí.
Por tudo isso, desejamos que as ideias contidas nessa publicação contribuam para ações que promovam a visibilização e a autonomia dos sujeitos do campo, fomentando e fortalecendo o exercício do diálogo e da crítica.
O livro pode ser baixado gratuitamente na página https://www.editoraphillos.com/o-perfil-socioeducacional .
Boa leitura!