O Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (SES), realiza de 1º a 07 de agosto a Semana Mundial de Amamentação (SMAM), com o objetivo de mostrar ao país a importância do aleitamento materno para a saúde de mulheres e crianças. Mobilizações estão sendo feitas em todo o país, a fim de difundir os benefícios importantes gerados pela amamentação, em especial, para a criança.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos de idade ou mais, e que recebam somente o leite materno até os seis meses. Porém, uma pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde em 2008 revelou que metade das crianças brasileiras têm a amamentação exclusiva interrompida antes de completarem os dois meses de vida e já não recebem mais leite materno em torno de onze meses.
Além disso, na maior parte das empresas ou instituições não existe um local apropriado para a trabalhadora que amamenta esvaziar as mamas durante a jornada de trabalho, o que impede que a mulher aproveite o leite retirado para oferecer a seu filho posteriormente.
Diante desse fato, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) se propôs, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a iniciar a instalação, ainda este ano, de uma Sala de Apoio à Amamentação em cada Campus. Ao dar mais conforto e valorizar as necessidades das suas alunas e servidoras, contribuirão para estimular o aleitamento materno sem o prejuízo das atividades acadêmicas e funcionais dessas mulheres.
Como primeira iniciativa nesse sentido, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, Prof.ª Cristiane Batista Bezerra Torres, acompanhada da Coordenadora de Assuntos Comunitários da PRAEC, Prof.ª Marize Melo, visitaram na manhã dessa terça-feira (6), as instalações do Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa (MDER), a convite da Coordenadora do Banco de Leite Humano, Sr.ª Vanessa Paz.
Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista em visita ao Banco de Leite Humano da MDER
"A visita representou um momento importante de articulação entre a Coordenação do Banco de Leite Humano da MDER e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários/UFPI no intuito de conhecer a dinâmica do serviço de apoio às mães que amamentam e o espaço físico destinado a essa atividade, com vistas à implantação da Sala de Apoio à Amamentação da UFPI. Devido a Semana Mundial da Amamentação as representantes da PRAEC/UFPI tiveram a oportunidade de assistir a palestra da Apoiadora da Área Técnica da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, no Piauí, sobre as Estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno", enfatizou a coordenadora da CACAOM/PRAEC, Prof.ª Marize Melo.
Segundo a Prof.ª Cristiane Batista, "esta visita fortalece a interlocução entre a UFPI e a Sesapi, por meio do Banco de Leite Humano da Maternidade Evangelina Rosa, que fornecerá apoio técnico para a instalação de Salas de Apoio à Amamentação para nossas alunas e servidoras. Em muitos casos, essas mulheres não têm como se deslocarem até suas residências para efetuarem o esvaziamento das mamas. Havendo uma Sala de Apoio à Amamentação na UFPI, elas podem coletar e armazenar o leite em local apropriado até o momento da amamentação."
A Coordenadora do Banco de Leite Humano, Vanessa Paz, entende que "toda ajuda é louvável, pois sabemos que são muitas as mães que amamentam ainda estudando. Portanto, uma sala de apoio na UFPI vai representar um apoio imensurável. Com a sala, a mãe ficará tranquila para desenvolver suas atividades acadêmicas".
Prof.ª Marize Melo e Vanessa Paz