Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Webconferência de abertura do “Seminário "Desafios da Docência no Século XXI” reúne mais de 1500 pessoas

Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 20h57

Teve início na tarde desta segunda-feira (01), o Seminário "Desafios da Docência no Século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica". O evento teve cerca de 5000 inscritos e mais de 1500 pessoas estavam presentes na Webconferência de abertura intitulada “Metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem”.

O evento online foi iniciado com a fala da Profa Dra. Romina Paradizo, Pró-reitora de Ensino de Graduação, que destacou as ações da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) durante a crise sanitária. “A PREG e os chefes do DEFE, Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Ciências da Educação e equipe, estão trabalhando na elaboração de uma formação continuada de professores no contexto do ensino remoto emergencial considerando o cenário pandêmico e pós pandêmico”, destacou Romina, que ainda cumprimentou e agradeceu nominalmente a todos os organizadores do seminário.

Captura de Tela 3220200601191005Captura de tela feita durante a webconferência de abertura

Em seguida, uma mensagem do Prof. Dr. Sérgio de Freitas da Universidade Federal de Brasilia (UnB) foi exibida no seminário virtual. Em sua fala ele destacou as transformações tecnológicas dos últimos anos e da necessidade de adaptação das instituições ensino para o novo contexto, ressaltando a importância do evento.

O Magnifico Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes estava presente na abertura do seminário e em sua fala online destacou a importância do evento e do espaço de discussão para os professores no momento em que estamos passando. “Nós estamos vivendo uma era em que recebemos uma geração de estudantes que são completamente familiarizados com o mundo digital. Esses estudantes já estão acostumados com o uso de tudo que é ferramenta que se usa hoje para a comunicação e essas ferramentas não podem ficar de fora da comunicação que tem que haver na sala de aula”, pontua o Reitor.

A palestra de abertura teve como tema “Metodologias ativas e ensino híbrido: desafios na cultura digital” mediada pela Profª. Drª. Patrícia de Oliveira Lucas e ministrada pela Profª. Drª. Lilian Cassia Bacich Martins.

O evento está sendo transmitido pelo canal da UFPI no Youtube (UFPI TV) e continuará até o dia 06 de junho.

Confira a Programação.