Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor e Vice-reitora da UFPI recebem presidente da Cepro

Reitor e Vice-reitora da UFPI recebem presidente da Cepro

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, se reuniram na tarde desta terça-feira (06), com o presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), Magno Pires, para tratar sobre parcerias entre as instituições nas áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Na oportunidade, o reitor falou sobre os projetos que a UFPI vem desenvolvendo em diversas áreas de conhecimento. "Atualmente, temos mais de 30 cursos de pós-graduação na UFPI que vêm desenvolvendo pesquisas em várias áreas", destacou.

Reitor e Vice-reitora da UFPI falam das pesquisas desenvolvidas na UFPI

De acordo com Magnos Pires, o Governo do Estado tem a intenção de conhecer os projetos já desenvolvidos na universidade e até financiar futuras pesquisas. "Queremos conhecer o que a UFPI tem de conhecimento em relação ao Polo de Saúde de Teresina, mobilidade urbana, cerrado, dentre outras áreas", destacou.

Na reunião ficou definido que a Cepro enviará um ofício à administração superior da UFPI para oficializar as áreas de interesse do Governo. Em contrapartida, a UFPI fará um levantamento de todas as pesquisas realizadas na Instituição, além de propor o desenvolvimento de novos estudos, de acordo com a demanda solicitada pela Cepro.

Segundo a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a aproximação entre a UFPI e demais instituições é um dos principais focos da atual administração. "Ações como esta já aconteciam. No entanto, pretendemos ampliar ainda mais essas parcerias, a fim de que a universidade rompa barreiras e construa pontes em prol do desenvolvimento do Estado", disse.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira destaca projetos desenvolvidos nas áreas de Saúde e Educação

Ao final do encontro, o reitor da UFPI ainda convidou o presidente da Cepro a participar de um projeto que a UFPI vem elaborando para realização de um fórum que discuta as principais questões do Piauí. "Firmar parcerias como esta são de grande importância. Primeiro, porque a universidade marca presença fora dos seus muros; segundo, porque assim podemos realizar trabalhos que atendam às demandas da sociedade e contribuam para o desenvolvimento do Piauí", finalizou José Arimatéia Dantas Lopes.

Prof. Dr. José Arimatéia em conversa com o presidente da Cepro, Magno Pires