Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor se reúne com deputado para discutir projetos no sul do Estado

Reitor se reúne com deputado para discutir projetos no sul do Estado

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e a Superintendente de Comunicação, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, receberam na manhã desta terça-feira (06), o deputado estadual João Madison para discutir possíveis parcerias ligadas a projetos agropecuários na região sul do Piauí.

O Reitor José Arimatéia Lopes, a Superintendente de Comunicação, Jacqueline Dourado e o dep. estadual João Madison durante a reunião

Durante a reunião, foi discutida uma possível parceria entre a UFPI e a Prefeitura Municipal de Corrente, cidade com o maior rebanho bovino do Estado. O deputado sugeriu a construção de uma fazenda modelo, onde os alunos dos cursos de Agronomia e Veterinária poderiam desenvolver experiências práticas e projetos de pesquisa.

O reitor destacou a importância de se analisar propostas que incentivam o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. "Vamos ouvir o diretor do Campus de Bom Jesus, que é o centro da UFPI mais próximo do município de Corrente, e também os produtores da região; para uma posterior avaliação e planejamento de futuras parcerias que venham favorecer à formação dos nossos alunos, abrindo mais um campo de estágio, e a prestação de serviços à comunidade", disse.

Deputado estadual, João Madison, e o reitor da UFPI, José Arimatéia Lopes

As questões expostas na reunião de hoje serão discutidas mais aprofundadamente em uma reunião agendada para o dia 14 de agosto, com o reitor José Arimatéia, o deputado João Madison e o prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti.

O deputado João Madison ressaltou a relevância da UFPI como parceira no desenvolvimento de projetos agropecuários no Estado: "A Universidade Federal Piauí é importantíssima para nos auxiliar exatamente naquilo que é mais essencial, que é o melhoramento da genética do rebanho bovino piauiense por meio do desenvolvimento de pesquisas e qualificação dos veterinários e agrônomos".

A UFPI, por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), mantém uma parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), por meio da qual é realizada a transferência de embriões com a finalidade de melhororamento genético do gado piauiense; cujos resultados influenciam diretamente na qualidade da produção leiteira do Estado.