Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Circuito Cultural promove curso O Passo na UFPI

Projeto Circuito Cultural promove curso O Passo na UFPI

Dando continuidade às apresentações do projeto Circuito Cultural, o curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) convida toda a comunidade acadêmica para participar do Encontro com o Educador Musical, Lucas Ciavatta, do Rio de Janeiro. O evento será realizado de 21 a 22 de agosto, oportunidade em que Ciavatta ministrará o curso O Passo.

O curso é um método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta, em 1996. O Passo surge em resposta ao processo altamente seletivo do acesso à prática musical tanto nos espaços acadêmicos, quanto nos espaços populares. Sua maior inspiração veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente, no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue.

Baseado num andar específico e orientado por quatro pilares (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino/aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo.

O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização, mas com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta não apenas para os ritmos e os sons, como também para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro.

Lucas Ciavatta

É músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela UFF. Criador do método de Educação Musical e diretor do grupo de percussão e canto Bloco do Passo. Professor do Conservatório Brasileiro de Música (CBM), do Colégio Santo Inácio (RJ) e professor do Westminster Choir College (EUA).

Em Teresina, o coordenador do evento é o professor do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Cássio Martins.

A programação do curso oferecerá aos participantes noções de o conceito de "posição" (abordado teórica e praticamente);as Folhas d'O Passo: dos Números, do E e do I; os exercícios d'O Passo de Ritmo: Levada de Palmas, Improviso Rítmico, Compassos Alternados, Frases em Encaixe e Saltos no Tempo; e os exercícios d'O Passo de Som: Coro a Duas Mãos e Coral com Números.

O curso será ministrado no Cine Teatro da UFPI, nos horários de 08h às 12h e de 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas no período de 05 a 19 de agosto de 2013. Para os interessados da cidade de Teresina, as inscrições serão feitas de forma presencial na coordenação do curso de licenciatura em Música da UFPI/CCE. Já os interessados de outras cidades, deverão se inscrever por e-mail, enviando sua ficha de inscrição para o e-mail da coordenação <>.

Ao todo, serão abertas 100 vagas práticas para o curso, sendo 80 para os alunos da graduação em Música da UFPI e 20 para a comunidade em geral, além de 250 vagas como ouvintes.

O material a ser utilizado no curso pode ser encontrado aqui.

Mais informações: Coordenação do curso de Licenciatura em Música da UFPI. Telefone (86) 3215-5823. E-mail <>.

Hotéis e Restaurante

Para os interessados em participar do evento e que moram fora de Teresina, confira informações sobre hotéis e restaurantes próximos à UFPI:

- Hotel Palácio do Rio. Endereço: Av. Ininga, bairro Jóquei, Teresina-PI (próximo ao Shopping Riverside). Telefone: (86) 4009-4600. Site: www.palaciodorio.com.br;

- Pousada Universitária. Endereço: Av. Universitária, 648, bairro Ininga, Teresina-PI (em frente à Universidade Federal do Piauí - campus Teresina). Telefone: (86) 3232-2009. E-mail: ;

- Restaurante Universitário (RU), Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina).