Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Andifes divulga ações de enfrentamento à covid-19 desenvolvidas pelas universidades; UFPI integra grupo de instituições que enviou dados

Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 20h17

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou as ações de enfrentamento à covid-19 desenvolvidas por 45 universidades federais. A divulgação é resultado de um levantamento feito pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Andifes e traz dados como o número de leitos disponibilizados, volume de álcool gel distribuído, quantidade de equipamentos de proteção individual (EPI) produzidos, número de testes realizados e pesquisas científicas desenvolvidas. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (11), por meio de coletiva de imprensa feita remotamente, pelo presidente da Andifes e Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, em conjunto com membros da diretoria executiva.

Segundo o levantamento, foram disponibilizados 2.280 leitos comuns, o total de leitos normais cedidos inclui leitos próprios e leitos viabilizados em parcerias para construção e operacionalização dos hospitais de campanha, além de 519 leitos de UTI. Estão em andamento 825 pesquisas sobre o novo coronavírus e 53 ações de testagem para o vírus.

As ações de produção de álcool em gel e outros produtos sanitizantes capazes de produzir milhões de unidades chegam a 98, sendo produzidos até o momento 992.828 litros de álcool gel e 912.000 litros de álcool líquido. As instituições contam com 106 ações de produção de EPIs e já foram produzidos 163.151 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6.000 aventais e 2.000 capuzes.

Foram lançadas 697 campanhas educativas e feitas 341 ações solidárias, além de outras 287 ações expressivas. As instituições realizaram 198 parcerias com prefeituras e 79 com governos estaduais.

UFPI no enfretamento à covid-19

A Universidade Federal do Piauí integra o grupo de universidades que informou ao Cogecom as ações que vem desenvolvendo para o enfrentamento à covid-19 no Piauí. Seguindo os dados solicitados pela Cogecom, a UFPI disponibilizou 15 leitos comuns e 20 leitos de UTI no Hospital Universitário, desenvolve 30 pesquisas sobre o novo coronavírus, já produziu 140 litros de álcool glicerinado e 1000 kg de álcool em gel. Quanto à produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a instituição já produziu 10.000 máscaras de tecido e 2.500 máscaras Face Shields. A UFPI já desenvolveu 15 campanhas educativas e 8 ações de doação de alimentos, beneficiando mais de 1.000 famílias.

distribuição de álcool.jpeg

UFPI já produziu e distribuiu 140 litros de álcool glicerinado e 1000 kg de álcool em gel

São 4 ações em parceria com o governo do estado do Piauí, dentre elas a cessão de equipamentos de testagem para o Lacen, o que triplicou a capacidade do laboratório na realização de testes diários. Com a prefeitura de Teresina, a UFPI também tem mais 4 ações conjuntas, uma delas é a cessão do Ginásio de Badminton para instalação de um hospital de campanha.

Além dessas ações, a UFPI se mobilizou para a proposição e realização de projetos de extensão. Foram lançados editais de fomento a ações de pesquisa pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e de extensão pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura no enfrentamento à covid-19.

máscaras.jpeg

Profissionais de saúde com máscaras Face Shields produzidas e distribuídas pela UFPI

O Comitê Gestor de Crise da UFPI criou uma página para hospedar as informações de interesse da comunidade sobre o novo coronavírus. A página tem, também, a descrição das ações realizadas pela Instituição nesse cenário de pandemia. Outra preocupação da instituição é que as informações verdadeiras e de qualidade cheguem a todos os públicos e, nesse sentido, a Coordenação Geral do Curso de Letras-Libras, produziu vídeos informativos sobre o novo coronavírus em Libras para a comunidade surda em geral. A elaboração dos vídeos contou com a participação de profissionais da Coordenação de Libras, da equipe de intérpretes de Libras e do Laboratório de Edição de Vídeo da UFPI.

O comitê gestor de crise – CGC, constituído em 16 de março de 2019, formou grupos de trabalho para atuação nas mais diversas frentes, num trabalho constante da administração superior, docentes, técnico-administrativos, estudantes e terceirizados, empenhados na busca de soluções e de apoio para todos que vivenciam esse problema.

Outras ações podem ser acompanhadas no site da Instituição e nos perfis nas redes sociais.

Veja um resumo das ações no infográfico feito pela UNILA:

infografico.jpeg

Fonte: Universidade Federal da Integração Latino-Americana