Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI divulga Carta Aberta à Comunidade Científica

UFPI divulga Carta Aberta à Comunidade Científica

Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 10h45

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou na terça-feira (5) uma Carta Aberta à Comunidade Científica em que se posiciona contra as exigências propostas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), relativas à concessão de bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas Iniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021.

Segundo as exigências, as bolsas “deverão estar vinculadas a projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), elencadas na Portaria nº. 1.122, excluindo assim, as demais áreas do conhecimento e desrespeitando o princípio constitucional da isonomia entre os pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento.

A publicação destaca que caso permaneça a restrição na Chamada Pública do PIBIC, mais de 240 estudantes da UFPI terão expectativas e projetos interrompidos subitamente, sem contar o prejuízo aos orientadores, que precisarão, mais uma vez, buscar alternativas para a continuidade das suas pesquisas científicas.

Leia a Carta na íntegra