Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parceria entre UFPI e DMER contribui para formação acadêmica e profissional

Parceria entre UFPI e DMER contribui para formação acadêmica e profissional

No ano em que a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) comemora 37 anos de funcionamento, a administração superior da Universidade Federal do Piauí viabilizou a publicação do Manual de condutas obstétricas da Maternidade Evangelina Rosa. A parceria entre a UFPI e DMER existe desde a fundação da maternidade. O reitor da UFPI, José Arimatéia Lopes, ressaltou a importância da parceria entre a Universidade e a MDER. "Muitas pesquisas e trabalhos acadêmicos de professores e estudantes da UFPI são realizados dentro da maternidade. Viabilizar a confecção do Manual de Condutas Obstétricas é uma forma de reconhecer, apoiar e agradecer essa parceria", disse.

Reitor da UFPI, José Arimatéia Lopes

O Chefe da Clínica Obstétrica e professor do Departamento Materno Infantil da UFPI, Dr. José Arimatéa Santos Júnior, falou de seu orgulho por integrar o corpo clínico da maternidade e o quadro docente da UFPI. "Quando falamos da Maternidade Dona Evangelina Rosa, estamos falando da única maternidade terciária do estado do Piauí e a maternidade escola da Universidade Federal do Piauí. Dessa parceria saíram professores de renome nacional e muitos profissionais que hoje prestam assistência à saúde da mulher, no tocante a obstetrícia, em várias cidades do Piauí e do Brasil".

Dr. José Arimatéa Santos Júnior, Chefe da Clínica Obstétrica e professor do Departamento Materno Infantil da UFPI

Projetos de extensão

Dos projetos desenvolvidos em parceria entre as duas instituições está o Projeto de Extensão Universitária "Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB)".

O PPGB foi idealizado por professores de Odontologia da UFPI e existe há 16 anos. Alunos de Odontologia a partir do primeiro período podem participar da seleção para participar do projeto. O projeto é uma atividade educativa preventiva, que acompanha as mães e seus bebês desde o início, a fim de estabelecer o hábito do cuidado com a higiene bucal. Entre os serviços oferecidos está a orientação em relação ao tipo de escovação e higiene bucal adequada à faixa etária de cada criança atendida. Também é realizada a parte preventiva que é a aplicação de flúor e restaurações mais simples.

Uma vez por mês estagiários e professores orientadores do PPGB se reúnem em sala de aula para apresentar e discutir artigos científicos relativos à saúde bucal de gestantes e/ou bebês ou debater casos clínicos de pacientes atendidos no PPGB.

A professora Teresinha Soares Pereira, uma das orientadoras do PPGB, explica que o projeto tem como principal objetivo educar, tanto alunos quanto pacientes. "O projeto tem grande importância dentro do curso de Odontologia porque seu objetivo, além de atender a clientela da Maternidade, é formar bons profissionais. A princípio as pessoas perguntavam, "O que um dentista vai fazer numa maternidade, se os bebê não tem dentes?". Mas o nosso objetivo tinha o princípio de educar e orientar as mães sobre a forma pela qual deve realizar a higiene bucal das crianças, bem como o uso da chupeta e aleitamento materno. Por sua vez, educar assim os alunos, através do contato com pacientes infantis", disse a docente do do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica da UFPI.

Prof.ª Teresinha Lopes entre os alunos do 5º período de Odontologia Francisco Filho, Jaqueline Damasceno e Thycianna Vasconcelos, que participam do PPGB

Além do atendimento clínico, o PPGB já resultou em diversos trabalhos acadêmicos, como a tese de doutorado da professora de Odontologia da UFPI, Lúcia de Fátima Almeida de Deus Moura, sobre a avaliação da saúde bucal de crianças que frequentaram o PPGB. A professora apresentou resultados demonstrativos de que essas crianças apresentam índices menores das doenças periodontal e cárie dentária, quando comparadas com os dados nacionais publicados pelo Ministério da Saúde.