Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos da UFPI aprimoram formação na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Alunos da UFPI aprimoram formação na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Formação de profissionais para atuação na área da saúde e a assistência ao nascimento. Estas são as duas principais vocações da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), destacadas por participantes do evento em comemoração aos seus 37 anos de fundação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (01), no auditório do Instituto de Perinatologia da Maternidade.

A maternidade tem contribuído para a formação de profissionais desenvolvendo parcerias com diversas entidades de ensino, dentre elas a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a qual possui vínculo desde sua fundação. Como hospital-escola, a MDER recebe estudantes de graduação e pós-graduação da UFPI. Os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Odontologia realizam estágios de campo nas dependências da maternidade. Os estudantes de Medicina, por exemplo, realizam três fases da formação acadêmica no MDER: sétimo período da graduação, internato e residência.

O estudante do 10° período de Medicina da UFPI, Fabrizio Freitas, realiza o internato em Pediatria na MDER. O acadêmico afirma que ter a oportunidade de realizar o internato em uma instituição que é referência na área crescenta mais experiência ao aluno. "A pediatria é uma área de serviço básico, que toda cidade deve ter. Poder praticar o ciclo de pediatria na MDER, que concentra diversos tipos de casos clínicos, e ser bem assessorado por profissionais e professores competentes só contribui para nossa formação", disse.

Fabrizio Freitas, estudante de medicina da UFPI

Destacando a formação profissional e a parceria entre UFPI e MDER,  o Dr. Joaquim Parente, obstetra, Chefe do Núcleo de Pesquisa da MDER e professor do Departamento Materno Infantil da UFPI, mencionou que milhares de profissionais e estudantes passaram pela MDER, entre médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Muitos deles ganharam projeção nacional e internacional tanto no campo profissional como no político. Entre os nomes da atual administração pública, incluem-se o governador Wilson Martins; o Secretário Estadual de Saúde, Ernani Maia, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão. "Todos são médicos, que atuaram na maternidade como estudantes e/ou profissionais", pontua Joaquim Parente.

Dr. Joaquim Parente

Trabalho Voluntário

Além dos profissionais pertencentes ao quadro da instituição e de estudantes da área de Saúde, a MDER conta com o trabalho de voluntários, como o da psicóloga Renata Cardoso. Recém-formada pela Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, Renata não é remunerada financeiramente pelas suas atividades, mas afirma que a convivência com uma equipe multiprofissional ideal e a rotina hospitalar são gratificantes. "O voluntariado na maternidade foi uma das melhores coisas que me aconteceu. O estágio hospitalar me deu a oportunidade de conhecer um campo da Psicologia que, até então, eu não tinha vivência. Como a MDER é especializada em gravidez de alto risco, aqui, estou tendo a oportunidade de sentir na prática a importância do psicólogo no atendimento a gestantes e mães que estão nesta situação", disse.

Psicólogas Renata Cardoso e Lydia Pires

A psicóloga do quadro de funcionários da MDER, Lydia Pires, atua como tutora do Método Canguru, projeto do Ministério da Saúde voltado para a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Lydia destacou a responsabilidade do preceptor na orientação dos futuros profissionais. "Acredito que, os profissionais que trabalham em um hospital-escola têm a responsabilidade de passar conhecimento ao aluno, fazendo a troca de experiências, uma vez que nós também aprendemos com os alunos", disse.