Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Manual de Condutas Obstétricas é lançado em parceria entre UFPI e MDER

Manual de Condutas Obstétricas é lançado em parceria entre UFPI e MDER

Padronizar as condutas obstétricas na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). Foi com este objetivo que um grupo de médicos obstetras se reuniu para organizar o "Manual de Condutas Obstétricas da Maternidade Evangelina Rosa", projeto viabilizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio de sua editora (EDUFPI). Lançada na manhã desta quinta-feira (01), no auditório do Instituto de Perinatologia, em evento que marcou o aniversário de 37 anos da Maternidade, a obra foi organizada pelos doutores Joaquim Vaz Parente, João de Deus Valadares Neto, Antonio Silva do Nascimento e Valdir Pessoa de Brito, contando, ainda, com a colaboração de outros médicos, a exemplo de José Arimatéa dos Santos Júnior e Ana Maria Pearce Brito de Arêa Leão, professores do Departamento Materno Infantil da UFPI.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, estiveram presentes no evento e destacaram a importância da parceria entre a Universidade e a Maternidade Dona Evangelina Rosa, como Hospital Escola, na formação de profissionais da área de saúde para atuar no Estado. "Não é possível imaginar o Piauí sem a Maternidade Dona Evangelina Rosa", sintetizou o Reitor José Arimatéia Lopes. Homenageado durante a solenidade, o Reitor frisou: "essa homenagem que aqui recebo é dirigida a toda a Universidade e aos seus ex-gestores também".

A Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, pontuou seu vínculo com a Maternidade, onde além de aluna foi estagiária, e local no qual coletou seus dados para a tese de doutorado, defendido na USP. Ela destacou, ainda, que "a MDER é referência no atendimento a mulheres e crianças, é um campo de estágio para nutricionistas e outras áreas, por ser uma maternidade escola". A vice-reitora explicou que a parceria entre a UFPI e a Maternidade vai além da formação de alunos de graduação, incluindo também a pós-graduação.

O Dr. Joaquim Vaz Parente, docente do Departamento Materno Infantil da UFPI e Chefe do Núcleo de Pesquisas da MDER, afirmou que o Manual "representa importante fonte de conhecimento teórico-prático em Obstetrícia para estudantes de graduação em Medicina e aos residentes na área de Obstetrícia e Ginecologia".

Matérias relacionadas:

Alunos da UFPI aprimoram formação na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Parceria entre UFPI e DMER contribui para formação acadêmica e profissional