Propiciar um ambiente agradável em torno do hospital para recepcionar os profissionais da saúde, o público usuário e os visitantes do hospital de campanha para pacientes da COVID-19, instalado no Complexo de Treinamento de Badminton na UFPI. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Verde que te quero verde: harmonização ambiental do hospital de campanha para pacientes da COVID-19 na UFPI”, coordenado pelo professor Sérgio Galan, que também é coordenador da área de esportes e lazer da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI. As obras relacionadas ao projeto foram iniciadas nessa terça-feira (7).
Projeto de extensão começou a ser executado nessa terça-feira (7)
A Universidade Federal do Piauí cedeu o Ginásio Badminton, que integra o Setor de Esportes da instituição, para a Prefeitura Municipal de Teresina instalar temporiariamente um hospital de atendimento aos pacientes acometidos com a COVID-19. “Embora as estruturas físicas do Complexo sejam novas e adequadas, o seu entorno ainda não oferece boas condições pela falta de arborização e acesso. O objetivo deste projeto é justamente propiciar um ambiente agradável e acolhedor para recepcionar os usuários do hospital de campanha para pacientes da COVID-19 na UFPI, com vistas a minimizar o estress vivenciado por estes diante da pandemia instalada pelo coronavírus”, destacou o coordenador.
Professor Sérgio Galan participou de ação do projeto
O coordenador explicou que o projeto acontecerá em duas etapas. “Na primeira etapa, será construída uma área verde no entorno do ginásio, com o plantio de mudas de plantas nativas, jardinagens e plantas ornamentais e a construção de acessos, com vistas a propiciar sombra no entorno e tornar o ambiente bonito, acolhedor, uma área de relaxamento, principalmente, para os profissionais de saúde que trabalharão no hospital. Num segundo momento, transformaremos essa área em um espaço de lazer, prática esportiva e cultural, com instalação de academias ao ar livre e apresentações artísticas e culturais”, acrescentou.
O projeto está cadastrado na PREXC e tem parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Teresina, que está doando 120 mudas de plantas nativas, jardinagens, plantas ornamentais e outros materiais, além da mão de obra necessária para a execução dos trabalhos.
A ação conta, ainda, com o apoio da equipe da PREXC e com uma equipe de professores e estudantes do curso de Educação Física que são responsáveis pela articulação entre a UFPI e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo acompanhamento da execução e manutenção da harmonização ambiental no hospital de campanha, e pelo planejamento, execução e certificação das atividades culturais e esportivas a serem realizadas no espaço.