Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREXC lança projeto de chamamento para ações de extensão de enfrentamento ao Coronavírus
Início do conteúdo da página

PREXC lança projeto de chamamento para ações de extensão de enfrentamento ao Coronavírus

Imprimir
Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 15h49

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, lança o projeto de extensão “Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus”. O projeto tem como objetivo incentivar e garantir a participação de extensionistas, em nível nacional, para o desenvolvimento de ações de extensão de forma remota, com vistas ao enfrentamento do Coronavírus.

“A extensão da UFPI, agora mais do que nunca, assume sua responsabilidade social, buscando alternativas para a execução de projetos e ações junto à comunidade com o uso das tecnologias e mídias acessíveis aos diversos segmentos desta comunidade, seja através de ações de extensão promovidas pelos docentes, estudantes e técnico-adminstrativos nos seus diversos campi e centros de ensino, seja através de ações promovidas pela própria Pró-Reitoria, com vistas a garantir orientações para prevenção e tratamento da doença, principalmente, entre os grupos de risco e proporcionar acesso à assistência à saúde, às manifestações culturais, artísticas, esportivas e de lazer, tão necessárias para a nossa população neste contexto”, comenta a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleânia de Sales Silva.

prex equipe.jpegPró-reitora Cleânia Sales e os coordenadores Aécio Bezerra, Sérgio Galan e Marcos Lira durante reunião on-line da PREXC 

Segundo a Pró-Reitora, as ações desenvolvidas pela PREXC, neste momento, se voltam para o incentivo, o apoio e a garantia do desenvolvimento de ações de extensão, direcionadas ao atendimento das necessidades emergentes da pandemia a partir do uso das mídias existentes nas diversas comunidades a serem assistidas e do estabelecimento de parcerias com outras instituições e setores.

Nesse sentido, a PREXC tem enviado e-mails e memorandos para todos os coordenadores de projetos e outras ações de extensão cadastrados e que estão em andamento para que estes replanejem seus planos de trabalho, incluindo temas voltados para o coronavírus e ações remotas, de modo que seus respectivos públicos sejam assistidos neste momento. Também tem enviado e-mails e memorandos para todos os professores da UFPI e das unidades vinculadas a ela, como o Hospital Veterinário Universitário e os Colégios Técnicos, para que apresentem propostas de ações de extensão, de forma remota, com o objetivo de atender as necessidades dos diversos segmentos da sociedade em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, tecnologia, infraestrutura, dentre outras.

“O projeto “Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus” é uma alternativa encontrada pela PREXC não somente de incentivar a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes da UFPI em atividades de extensão no contexto da pandemia instalada, mas, também, de outras instituições de ensino superior brasileiras, formando uma grande rede de atuação, ampliando, assim, o surgimento de novas ações de extensão e, consequentemente, as possibilidades de atendimento às demandas emergentes da pandemia do coronavirus de diversas comunidades em todo o território nacional”, explica a Pró-reitora.

Outro ponto de destaque do projeto é que ele possibilitará a minimização do trâmite de cadastro das ações de extensão neste momento, uma vez que as propostas apresentadas pelos extensionistas interessados em participar serão analisadas apenas pela equipe gestora da PREXC e se estiverem coerentes com os objetivos do projeto e as diretrizes da extensão universitária, passarão a fazer parte deste, já cadastrado na PREXC com a previsão de incluir novas ações dentro das atividades constituintes do projeto. “As ações ao enfrentamento do coronavírus são emergenciais e não podem ser submetidas a todo um processo de tramitação, que envolve muitas instâncias e demanda tempo. Também não podem contrariar as normativas da UFPI, nem provocar muitas customizações ao SIGAA. É preciso pensar em alternativas de cadastro de ações também emergenciais que não nos tragam problemas nem operacionais nem normativos e este projeto nos permite isso”, esclarece a Pró-Reitora.

A participação dos extensionistas no projeto será realizada por meio do preenchimento adequado do formulário disponível aqui.

Fim do conteúdo da página