Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cead, UFPI e Governo do Estado discutem melhorias para os Polos de EaD

Cead, UFPI e Governo do Estado discutem melhorias para os Polos de EaD

Na manhã desta terça-feira (30), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes, participaram de uma audiência com o Governador do Estado, Wilson Martins e o Secretário Estadual de Educação, Átila Lira. A audiência aconteceu no Palácio de Karnak, com o objetivo de tratar das melhorias da Educação a Distância no Piauí.

Durante a audiência, o Governador Wilson Martins foi informado sobre a situação dos 13 polos UAB não aptos, da infraestrutura e implantação de Internet nos Polos, além da contratação de funcionários para apoio técnico aos coordenadores de polo.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e Prof. Dr. Gildásio Guedes

"Solicitamos ao Governador do Estado que conceda os recursos humanos necessários para o apoio às atividades operacionais e pedagógicas, tais como, técnico de informática, técnico de laboratório especifico para cada curso, bibliotecário, vigilantes e outros para apoiar os coordenadores de polo. além disso, solicitamos ao Governador, a implantação de internet banda larga nos polos. Precisamos também melhorar a infraestrutura de energia elétrica", disse o Prof. Gildásio Guedes.

Na oportunidade, o Reitor da UFPI manifestou o interesse em formar uma parceria para conseguir mais apoio do Estado e dos municípios, afim de que todos os polos estejam adequados e aprovados pela Capes e para que possa ser realizado o vestibular.

O Reitor acrescentou ainda que o Ensino a Distância é o ensino do futuro e que a tendência é superar o ensino presencial. "Em conversa com o Prof. Gildásio Guedes planejamos a oferta de novos cursos e a criação de novos polos", disse José Arimatéia Dantas Lopes.

Após ouvir os pedidos, o Governador Wilson Martins se comprometeu a realizar concurso para contratação de funcionários temporários. O concurso está previsto para outubro deste ano. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas relata que a audiência com o Governador Wilson Martins é importante para estreitar a relação da Universidade com o Governo.

Além dos 30 polos de EaD já implantados, o Secretário Estadual de Educação, Átila Lira confirmou a implantação de 14 novos polos no estado."Dos 14 polos, 10 já estão prontos. O Governo do Estado equipa, é responsável pela infraestrutura e por ceder pessoal e organizar a demanda dos cursos", afirma o Secretário.

Segundo o Secretário Átila Lira, a Educação a Distância conta atualmente, com 10 mil alunos matriculados em cursos oferecidos pela UFPI, através do Cead e pela UESPI, através do Nead. "Há um projeto apresentado pelo Governador, que prevê a ampliação dessas vagas em 80% em 2014. Até o final do ano, o Governador vai inaugurar um total de 10 novos polos da educação a distância no estado", afirma.

No dia 02 de agosto, acontecerá a inauguração de um novo polo de EaD, no município de Santa Cruz do Piauí. O Governador Wilson Martins convidou o Prof. Gildásio para participar do evento.

Com informações e fotos de Karine Santiago - Assessoria de Comunicação do Cead/UFPI