Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Vice-Reitora participa da 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge

Vice-Reitora participa da 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, representando o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, participou da solenidade de anúncio dos contemplados do Prêmio Fundação Bunge 2013, realizada na última sexta-feira (26), no Tribunal de Justiça de São Paulo. O anúncio dos agraciados foi feito logo após a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras.

Grande Júri reunido no Palácio de Justiça de São Paulo

Como integrante do Grande Júri, a vice-reitora Nadir Nogueira destacou a importância da participação da UFPI no evento. "Para a universidade, essa participação é muito importante, pois sinaliza que nós estamos trabalhando na área de inovação, na área de preservação, na área literária com produções competentes e a altura de participar dessa grande premiação".

A Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, integrou o Grande Júri do Prêmio Fundação Bunge

Superintendente de Comunicação da UFPI, Jacqueline Dourado; Vice-Reitora da UFPI, Nadir Nogueira e a presidente da Fapepi, Bárbara Melo, durante o anúncio dos contemplados do Prêmio Fundação Bunge

O Prêmio, que está na 58ª edição, tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não são inscritos, mas indicados pelas principais universidades e entidades culturais e científicas brasileiras. O Prêmio possui duas categorias: "Vida e Obra", que reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país; e "Juventude", que destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.

Inscrição e Seleção

Em 2013, o período para indicações aconteceu nos meses de abril e maio. Uma Comissão Técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, selecionou os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolheu diretamente os homenageados do ano.

Premiados

Para a edição 2013 do Prêmio, a Fundação Bunge recebeu 179 indicações, um número recorde em 58 anos de existência. Quatro profissionais foram premiados: dois na categoria Vida e Obra e dois na categoria Juventude.

Klaus Reichardt e Leyla Perrone Moisés são os contemplados deste ano com o Prêmio Fundação Bunge nas áreas de Recursos Hídricos/Agricultura e Crítica Literária, respectivamente. Na categoria Juventude o agraciado em Recursos Hídricos para a Agricultura é Samuel Beskow e em Crítica Literária o contemplado é Alexandre Nodari.

Categoria Vida e Obra:

Na área de Crítica Literária, a paulistana Leyla Beatriz Perrone Moisés, da Universidade de São Paulo (USP), foi a contemplada na categoria "Vida e Obra", por sua trajetória de pesquisa em Literatura Brasileira, Francesa e Portuguesa. Na área de Recursos Hídricos e Agricultura o contemplado foi Klaus Reichard, da Universidade de São Paulo (USP), por seu do trabalho nas áreas de Aplicação de Energia Nuclear na Agricultura, Agrometeorologia e Física de Água no Solo.

Categoria Juventude:

Alexandre André Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciado pelo trabalho em Teoria Literária. E Samuel Beskow, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o trabalho na área de pesquisa em Engenharia de Água e Solo.

Cerimônia de Premiação

A cerimônia de premiação será realizada no dia 1° de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude).

Mais informações sobre o Prêmio Fundação Bunge, acesse: www.fundacaobunge.org.br